08 agosto 2008

O parto da Eva

Venho aki contar a minha experiencia de parto dia 1 de Agosto de 2008.
Dps de uma consulta nesse dia as 9 da manha o Go resolveu dar uma ajudinha e por o trab de parto a andar, estava de 37 semanas, td estava mt favoravel e la seguimos p a gr viagem q me levaria a minha EVA.
O GO mandou-me voltar as 12 horas p dar a tal ajudinha. La voltamos e o GO la fez o q tinha de fazer e mandou ir fazer maratonas á volta do hospital e comer chupas... As 16:30 da tarde as dores ja estavam fortes mas ainda se aguentava.As 18:00 demos entrada p a eva nascer. Estava c 2 deditos de dilatação (nao evolui mt) e contrações de 3 em 3 oura de 5 em 5 min, n eram ritmadas. Fiz ctg e o GO ja n deixou sair pq o coração da EVA ja dava sinais de cansaço.
Fui encaminhada p um quarto sozinha, ligada ao ctg e c o "RIO DAS FLORES" p ler, dps de me habituar as dores la li umas 50 folhas.
As 21 e pouco fui transferida p um quarto sozinha altura em q o GO foi chamar o meu marido p me fazer companhia, ja me tinham rebentado o saco das aguas e altura em q j n conseguia ler, pq as dores estavam a aumentar de intensidade.
Por volta das 22.00 o Go mandou chamar o anestesista e eu ja reclamava por todos os lados pq ja n aguentava as dores... o meu marido foi impecavel sempre cmg, sempre a lembrar-me a respiração, sempre a lembrar-me dakilo q n podia fazer no trab de parto, pq o atrasava e engrossava o colo, foi o meu GRANDE suporte.Qd o anestesista veio la levei a epidural por volta das 23 e qlq coisa e estava c 3 dedos quase 4 de dilatação, deram tb uma substancia p acelerar o parto e entrentanto ouço o marido perguntar: "Mor ja n tens mais contrações? A maquina esta avariada esta tudo a zero".Durante estes breves minutos em q ele acaba de dizer isto entra uma batalhão de gente pelo quarto a dentro o GO a dizer "despachem... rapido, temos de ir ja..."A mim despiram-me, algaliaram-me, mandaram-me fazer a respiração das PP e fui empurada a toda a velocidade p o bloco operatorio o marido la ia a correr atras de mim e ficou reservado a uma cadeirinha msm a porta.A EVA tinha entrado em sofrimento fetal agudo e tinha de ser tirada rapido e n houve tempo p explicações, so no caminho a auxiliar do meu GO q me acompanhava e tb trabalha no hospital me ia explicando o q se estava a passar.Qd entrei na sala, chorava mt, tinha medo... um enorme medo. Ja todos me esperavam o meu GO fez o corte e em breves min eu tinha a EVA a chorar a minha cabeçeira.Senti algo q n sei exlicar, enamorei-me logo por ela. Foi vestida e seguiu p os braços do pai e la fiquei a levar pontos... sim, pq eu pensava q eram agrafos mas a mim puseram linha e hj antes de sair do hospital fizeram novo penso e la estava a minha sutura mt perfeitinha e sem s agrafos q eu ja tinha ouvido falar e tava prestes a conhecer.
Dps fui p o recobro e levaram a EVA p eu dar mamoca... outra tisteza p mim, n conseguia dar pq tinha os mamilos rasos e ela n pegou.Dps no dia seguinte pedi ao marido p comprar mamilos de silicone p eu tentar. Estive esse dia todo de repouso n conseguia abrir os olhos de tanto sono.No domingo qd tentei dar mama ja n tinha quase colostro e ja a EVA tinha passado um dia inteiro a suplemento. Eu pedi um kit e fui p a maquina estimular as mamocas de 4 em 4 horas durante esse dia, a tarde recebi a visita da minha parteira das aulas de pp q me ensinou a dar de mamar, eu n sabia como se fazia, parece q o instinto nasce conosco mas n é bem assim. O bebe n pode so pegar no mamilo é mais q isso, p prevenir mamilos gretados e ate q o bebe rejeite o peito tem de ser bem dada a mamoca.
Dps das visitas irem embora por volta das 21.00 pus a EVA ao peito mamou 1:30 fiquei c um dos mamilos em sangue pq n usei nesse o mamilo de silicone, mas no outro usei, sei q ela n ficou satisfeita teve de levar suplemento a msm, mas eu ja tinha aprendido a dar mamoca... Na proxima mamada dei de novo e ai ja n foi preciso suplemento, a temperatura começou a subir fiz febre ate dia de ontem (terça feira), conclusão subida de leite. Ag ja tenho leite definitivo e mttttttttttttttttttttttt, tive de ir alugar a maquina da MEDELA p tirar pq n aguento as mamocas de tão tensas q estão.Sai hj (quarta-feira), tenho uns pes inchadissimos e estou mt cansada, mas mt FELIZ. adoro a minha pequena.

O MEU AGRADECIMENTO VAI P O MEU MARIDO E P O MEU GO.

Hj acabou a minha experiencia de parto. Fui ao centro de saude tirar o penso.Ontem telefonei ao Go a perguntar se era ele q tiraria os pontos, ao qual ele me responde q eu n tinha pontos nenhuns p tirar, tinha apenas de ir ao centro de saude p tirar o penso.O q o GO fez foi uma sutura interna... Realmente ela esta mt bonita e perfeitinha, pergunto-me apenas pq todas as cesarianas n têm ja direito a este tipo de sutura e andam ainda a sair do hospital todas agrafadas q deps fica uma marca feia?

1 comentário:

Ana disse...

:) o que interessa é que no final tudo correu bem... beijokas grandes


Ana e Gi