22 janeiro 2011

A primeira doença da Sara

A Sara apanhou o vírus da gripe.
Pois é um bebe com 2 meses com gripe, é triste mas é verdade.
Na quarta-feira de tarde, a Sara mal comeu, alias passou das 14:30 ate as 19h sem querer comer.
Não dei muita importância ao caso, porque afinal podia simplesmente não ter fome.
À noite esteve irrequieta até por volta da meia noite, altura em que começa a chorar para não mais se calar durante cerca de 5 horas.
Chorava, chorava, só se calava embalada. O pai esteve com ela desde a meia noite ate perto das 3h para eu descansar, porque também eu estava constipada e a noite anterior tinha sido difícil com a Eva doente e sempre a acordar.
Por volta das 3h, então levantei-me e fui ter com eles à sala tentei dar mais mama à Sara. Comeu, mudámos a fralda e nova vaga de choro.
Lembrei-me do secador e foi assim que conseguimos que sossegasse até perto das 5h da manhã.
Deitamos-nos e ela de vez em quando choramingava, pu-la junto de mim na minha cama e tentamos descansar eu e ela.
Ate tinha comentado com o Zé que era a primeira noite (alias segunda, a primeira foi no dia que nasceu) que nos dava má, não nos podíamos queixar. Eu pensei que seria birra de sono, visto ela estar muito cansada, não tinha descansado nada nessa tarde, que a Eva com as suas birras, gritos e brincadeiras não tinha deixado.
Bom, nessa manhã ao pegar-lhe percebi que estava mais quente que o normal, estava com febre, 38,2C.
Fiquei logo assustada... sabia o que a medica me tinha dito, bebe com menos de três meses não faz febre.
Ainda tentei apalpar o pescoçinho para ver se estava rígido, na minha ignorância pensava que poderia detectar meningite (a minha prima Patrícia teve meningite aos 2 meses e sofremos imenso com isso, daí o meu susto).
Liguei para a saúde 24, que me encaminhou para o hospital, como é óbvio!
À chegada, fizemos triagem e pulseira laranja. Bebe com febre e com menos de 3 meses é muito grave.
Era o único sintoma que tinha na altura. Ao longo desse dia foi aparecendo a ranhoca e a tosse.
Passado poucos minutos foi logo observada, e a medica disse que deveria ser uma gripe mas íamos fazer analises à urina e ao sangue para termos todas as certezas que estava tudo bem.
Primeiro, colheita de sangue, que me custou horrores. Uns braçinhos tão pequeninos e indefesos serem picados daquela forma, é que ainda por cima não conseguiram colher de um braço tiveram de ir ao outro.
Colheita da urina também não correu bem com o saquinho tiveram de recorrer à sonda... aí já não assisti, foi o Zé. Fiquei na rua, não podia ajudar a minha menina lavada em lágrimas, como estava.
Esperamos e os resultados chegaram, tudo OK.
A medica mandou voltar no dia seguinte para nova observação e para saber o resultado da Urocultura que la tinha ficado e só dava para saber o resultado no dia seguinte.
Ontem de manha voltámos, analise estava negativa. Nova observação, a respiração dentro da normalidade, que é o que mais preocupa nestes bebes, rapidamente uma gripe evolui para bronquiolite.
Tem estado muito prostrada, sem brincar, pouco ri, sem grande apetite e tem dormido imenso. Custa tanto ver o meu bebe de pouco mais de 2 meses assim tão doente.
Ainda pode demorar uns diasitos a passar. Muito miminho e maminha da mamã vão, seguramente ajudar na recuperação.

2 comentários:

Paula disse...

As melhoras da tua menina... que chatice :-(

Mónica disse...

Espero que fiquem boas depressa...
Bjinhos para as meninas e para o papá.