26 outubro 2013

3 anos [Sara]


Há 4 dias que perguntas se" é hoje que a Sada faz anos" e ao que eu respondo sempre que não, mas tu emburras de tal forma e dizes que sim que eu só para não te ouvir gritar, deixei-te fazer anos estes dias todos... mas o o dia certo e exacto é HOJE. Completas três deliciosos anos.
Como o tempo nos foge das mãos, meu Deus!
Estas enorme, minha querida filha. (medes 93 cm, menos dois que a Eva e pesas menos 1,5kg que ela na mesma idade)
Tem sido um prazer educar-te, amar-te e cuidar-te.
Este ano tem sido um ano de muitas conquistas. Iniciaste a escolinha, e tens te saído muito bem com a aprendizagem de coisas novas e a vivência em grupo. Apesar de que não lidaste muito bem com a separação nestes primeiros tempos, mas é normal, faz parte!
Noto que estas super desenvolvida ao nível da fala, expressaste claramente e tens uma excelente dicção. Esforças-te por aprender palavras novas e dizê-las correctamente. Não te importas que eu te corrija e isso é muito bom.
Fazes imensas perguntas, são imensos os "porquês", queres saber o que é e para que é tudo. Questionas até quem me liga ao telefone, coisa que a tua irmã nunca fez. 
Este ano também conheceste uma casa nova, maior e com mais espaço para brincares. Inicialmente não gostaste muito da ideia e estavas sempre a perguntar pela casa da mãe, mas agora ja estas perfeitamente adaptada.
E por ultimo, a grande novidade foi a vinda do maninho para "incomodar" a tua vida. Até aqui eras a menina mais nova e passaste a ser "a do meio", vamos ver como lidas com esse novo papel.
Embora ja te tenhas vindo a revelar nestes últimos dias. Andas agressiva. Bates imenso na mana maior, por vezes ela até te foge... mas temos vindo a conversar sobre isso e acredito que juntas vamos melhorar.
À mesa, que comias tão bem e pela tua mão, sempre foste tão independente, agora regrediste, "queres ajuda" imensas vezes. Não sei se foi da escola se da vinda do mano, mas que é tão chato, isso é!
Continuas uma menina muito criativa nas brincadeiras, com um sentido imaginativo muito grande... tanto que uma fila de cubos alinhados para ti é um comboio, e assim imaginas que tens um... mas a mãe, ja tratou de te comprar um exemplar. O que te vais deliciar com ele... ja estou a imaginar.
A tua irmã é sem duvida a tua melhor amiga, brincam imenso. São cúmplices em tudo, para o bem e para o mal, Adoro ver-vos assim, e espero que o sejam pela vida toda. Eu estou sempre a dizer-vos isso mesmo, que gostava que fossem sempre, sempre amigas.
Agora tens uma expressão nova... sempre que algo não esta do teu agrado ou quando vamos contra a tua vontade... gritas-me e dizes que "não gostas de mim, nunca, nunca, nunca"... Qualquer coisas que não querias la vem o "nunca, nunca, nunca"... enfim! Recordações que ficarei para sempre deste ano.
O adormecer, continua complicado e difícil, já tentamos tudo cá em casa, desde sentar ao teu lado, contar historias, colocar-te na nossa cama para adormecer e ate deitar contigo, mas acabamos por adormecer primeiro que tu. Agora desisti e pedi para que passasses a fazer apenas 30 minutos de sesta na escola, e isto sim, resultou muito bem. Agora em vez de 1 a 2 horas para adormeceres, ja consegues faze-lo em 30 ou 45 minutos no máximo, felizmente. Confesso que ja andava cansada desta fase.
Adoras andar de bicicleta. Embora o veículo seja da tua irmã, tu é que fazes uso dele. És mesmo dada a estes exercícios, já a Eva, o negocio dela nunca será este... tanto que ela pediu a bicicleta e agora se não fosses tu, estaria encostada.
Hoje teremos uma pequena festa com os nossos amigos. Uma festa de convívio e de comemoração. Espero que te delicies e que tenhas um dia bem alegre e feliz, vou tentar contribuir para isso.
Na segunda feira levaremos um bolinho para a escola, tal como tu mesma pediste.
Adoro-te minha menina loura.

1 comentário:

Ana disse...

Muitos parabéns para a tua princesa muitos parabéns para ti que es uma excelente mãe corajosa e lutadora e empreendedora. Muitas felicidades. Identifico-me nas tuas palavras pois também sou mãe e cada momento que passamos com eles é um privilégio depois crescem ficam independentes e já não dizem tantos: nunca,nunca,nunca.Temos de aproveitar
Beijinhos