12 junho 2011

Eva quase nos 3!

Tenho tanto para dizer de ti que nem sei se me vou lembrar de tudo.

Uma coisa tenho a certeza e essa nao me esqueço, nunca! És linda..
À beirinha de fazer três anos, a minha menina esta, como hei-de dizer... crescida!
Olho para ela e recordo como se fosse hoje, agora, o momento em que a conheci... e penso, já passaram 3 anos!
Esta uma traquina também... mas faz parte... é a idade.
Continuamos com algumas birras, embora já não sejam tão frequentes. Noto que cada vez entende melhor o que lhe dizemos e já começa a aceitar alguns "não´s". 
É uma menina responsável, atenta, respeitadora, consciente dos seus actos e bastante carinhosa. 
Adora a irmã, depois de passar a fase da rejeição, passou a protegê-la. Protege-a ate demais. Se ela cai tenta levantá-la. Dá-lhe imensos beijos. Abraços. Conta-lhe histórias. Joga (ou tenta) à bola com ela, esta, eu acho demais, porque senta-se em frente da Sara abre-lhe as perninhas para ela receber a bola e atira-a pelo chão.
Por vezes fica muito frustrada porque a irmã não sabe corresponder às brincadeiras dela. 
Na rua porta-se que é um amor, uma verdadeira "anjinha"... agora em casa... é para esquecer. Na semana passada tivemos um casamento e ela, soube estar. Sem birras, sem fitas, sem gritos. Aqui também tenho de agradecer aos padrinhos que também a entretiveram um pouco e deu para descontraímos e estarmos mais à vontade.
Na escola esta perfeitamente integrada. Respeita a Educadora e a Auxiliar. Segue as rotinas todas. É com motivação e gosto que desenvolve e participa das actividades. Respeita a ordem e sabe esperar pela vez dela, sem birras ou gritos. Continua é muito mimocas e adora a atenção da Carla. Inclusive disputa-a com os outros meninos... 
Ja conhece os números ate 5. No elevador identifica-os todos, por vezes baralha-se, mas é normal. Conhece claramente as cores e as formas mais simples. Identifica padrões. Na fala, ja constrói frases completas (Sujeito+verbo+objecto e por vezes até o complemento).
Consegue imaginar... ja imagina brincadeiras, pessoas, animais. Quando esta a comer imagina coisas... se dá uma dentada no pão diz que tem uma boca... ou que a batata do prato parece uma tartaruga... ou que o tomate parece a lua... 
No papel, deseja bem uma figura, na qual se distingue com perfeição a cabeça, as mãos, as pernas, os olhos e até os sapatos e os dedos das mãos... no outro dia desenhou a minha mãe e até os óculos ela desenhou... o que nos rimos!
Come sozinha, e adora imitar-nos a comer de faca e garfo, tenta coordenar os dois talheres tal qual nos vê. Bebe do copo sem entornar, raramente há desastres. Come lindamente a sopa e já quase não se pinga! Por vezes pede ajuda, mas é só para o miminho, porque de ajuda é que ela não precisa mesmo.
Anda a sofrer é de mãezite aguda, sou eu para (quase) tudo... é para lhe fazer o leite, o pequeno-almoço, o banho, para a adormecer... enfim! Penso que é o ciúme da maninha em altas.
Ando um pouco stressada porque estamos à beira de mais uma mudança e estou com receio. Vamos de novo mudar de casa, mas desta vez para ficar, encontrámos uma melhor, mais confortável e vamos mudar já o mês que vem. 
Com reagirão as minhas meninas??? A Sara penso que não notará muito... mas já a Eva... não sei... estou com medo. Este ano que passou muita coisa aconteceu na vida da minha pequenina.... deixou a xuxa, começou na escola, mudamos de casa, nasceu a irmã, deixou a fralda... tudo muito junto.
Tenho a certeza que a mudança é boa para elas. A casa tem outros confortos que esta não. Chão em madeira, aquecimento, vidros duplos, posso lhe dar um pouco mais de conforto que aqui. Disso não ha a mínima duvida.
Mas antes disto tudo ainda vamos de ferias e já falta tão poucoooooooooooooooo... pois é... uns dias para sair daqui, fazer praia, banhos, e muitos, muitos gelados à mistura, estou desejosa! E depois preparar a mudanças e a festa da minha menina que de seguida completa os seus 3 aninhos!

Sem comentários: