11 junho 2009

Aos 10 meses e 11 dias.


Hoje pôs-se em pé pela primeira vez sozinha, já há umas semanas, quando fomos fazer o pic-nic da cidade ela já o tinha feito, mas caiu de seguida e nunca mais conseguiu repetir a proeza.
À tarde fomos passear a casa da avós maternos e conseguiu colocar-se de pé agarrada aos sofás lá de casa. E ainda começou hoje a dar uns passitos agarrada as minhas mãos. Estou tão feliz, a minha menina está tão crescida.
Nas ultimas 2 semanas o desenvolvimento motor da Eva tem evoluído de dia para dia.
Ora vejamos, aprendeu a sentar-se sozinha. Começou a rastejar. Começou a gatinhar. Descobriu como se bate palminhas.
Nasceram-lhe mais dois dentes, as favolas... o outro nasceu hoje, já esta cá fora.
A nivel da fala, emite novos sons, como "ailá", "tu-tu", "apuf", bufa, continua a saber dizer mamã e "tá-tá", mas nunca mais disse papá...
O cabelo está tão grandito que agora já colocamos uns ganchinhos. Adoramos os que a Bola nos deu e comprámos mais uns cor de rosa, agora anda sempre de ganchinho, fica tão mimosa e eu adoro ver, o pai é que nem por isso, mas enfim...
Ontem descobriu os moveis do quarto dela, aprendeu a abrir as gavetas, mas estava no abre e fecha e não tirava as mãos da gaveta, fartou-se de entalar os dedos... lá descobriu e tirou-os. Eu fartei-me de rir, ela entalava-se e dizia "ai... ai".
As descobertas dela são como àgua para mim, sinto-me saciada ao observá-la, ao admirá-la. Também descobriu os fios da Tv e não deve tardar muito que saiba desligá-los.
Continua a adorar ver publicidade, mas não liga muito mais à tv.
Adora comer e provar novos sabores, até agora só não gostava de maça, mas até disso já aprendeu a gostar neste momento come tudo e não reclama, às vezes faz umas fitas, mas contam-se pelos dedos as vezes que se porta mal á hora da refeição. Dá gosto dar comida a um bebe assim.
Detesta ter as mão sujas, raramente põe as mãos no prato e quando põe começa logo a sacudi-las como se tivesse enojada.
Gosta muito de musica, adora a das galinhas e mal a mãe lhe canta começa logo a abanar-se em jeito de dança, que máximo.
Outra das coisas que ela também não dispensa é um passeio de sling, no momento em que me começo a preparar já a menina começa a dar às mãos e a dar grititos de entusiasmos. Ir às compras com ela lá dentro é que é uma comédia, estica-se e lança as mãos a tudo.
No dia que fui aos ctt enviar a encomenda para a minha AS eu tentava escrever no envelope e ela de dentro do saco estiva as mãos para o papel e para a caneta, foi um filme para conseguir escrever direito.
No outro dia fomos }a praia pela primeira vez, ela não achou piada à areia, tal como faz com a comida sacode as mãos, não gostou de sentir a areia. Levei-a à beira mar e teve medo das ondas, sempre que elas vinham ela tremia e agarrava-se a mim. Ainda molhou os pés mas a sensação também não foi prazeroza pois choramingou.
Para dormir não dispensa a fralda e a xuxinha.
A maminha da mama continua a ser o prato principal, tem dias que mama 6 vezes, e tem dias que só mama 3 vezes, ela é que sabe... é quando ela quer e onde quer.
Hoje acordou febril, medi-lhe a febre 4 vezes de manhã estava nos 37, 5 , despi-a e deixei-a estar assim, a febre não subiu e tal como veio também foi embora, não faço ideia qual foi o motivo. Mas já passou... Fiquei preocupada eu estava para sair para ir fazer o meu treino nem fui, fiquei com ela a tentar perceber o que se passaria, mas felizmente não foi nada de grave.

Sem comentários: