12 março 2010

O desmame...

Já começou oficialmente....
Passaram exactamente 1 ano, 7 meses, 1 semana e 2 dias que amamento a minha Eva. Foi difícil iniciar este processo um pouco por culpa minha (falta de informação) e em parte por culpa da maternidade que também não me deu o apoio devido.
Bom, mas uma vez começado correu tudo bem e e é com muito orgulho que chegamos até aqui.
Tive uns ductos bloqueados pelo meio, mas que foi tudo bem resolvido graças à ajuda sempre presente da Martocas (SOS AMAMENTAÇÂO).
Amamentei em exclusivo ate aos 6 meses. Depois com o complemento de duas refeições ate aos 12 meses... e a partir daí passou a ser ao pequeno almoço, lanche e noite e outras vezes que ela pedisse e eu pudesse dar.
Mas... sim... é verdade tudo tem um fim, e o deste chegou.
Um pouco por opção do meu marido, que me tem vindo a pedir para o fazer e outro dos motivos tem sido uma enorme sensibilidade nos mamilos que tenho vindo a sentir estes ultimos dias.
Desde terça-feira que ja nao mama ao pequeno almoço e so o tem feito ao lanche... mais uns dias e retiro definitivamente.
Gostei muito deste tempo.
Gostei muito de sentir o prazer de alimentar a minha filha e é que mais ninguém o podia fazer como eu...foram momentos nossos... carinhos que trocamos... olhares que dezenas de vezes trocamos... miminhos nossos...
Sinto que é uma ligação que se quebra... sinto no meu coração que se parte o elo mais intimo que nos unia... é um ciclo que se fecha... mas de certo ha outro que se abre... e tudo continuará mas de outro modo.

Que posso dizer... Amamentar realizou-me enquanto mãe.




1 comentário:

Ana disse...

:)

Que bonito, até me arrepiou.

Nunca tive a sensação de dar de mamar aos meus filhos que não fosse uma tortura para mim, falta de experiência, falta de alguém me me ajudasse,

Agora é preparar as mamocas para a nova etapa, que vai ser tão mágica como esta, de certeza