28 agosto 2011

A Eva

Desde que mudamos de casa, que a Eva teve um retrocesso no desenvolvimento.
Começou a fazer coco nas cuequinhas frequentemente. Ela que ia tao bem à casa de banho e sozinha e detestava ajuda.
Bem, ao mudarmos de casa, despachámos o penico e achámos que ela era crescida e podia começar a fazer na sanita... a principio correu lindamente, mas depois começou com esta.
Pensamos em aparecer com o penico... mas fomos adiando, e adiando na esperança que as coisas mudassem.
Certa vez, fez coco e começou a correr pela casa e a dizer... "vamos correr com o cócó.... vamos correr com o cóco"... depois disto achei que ela sabia bem o que estava a fazer...
La lhe expliquei que ela era crescida e que nao podia fazer nas cuequinhas e tal, que a mana é que era bebe e ela é que fazia porque nao sabia.... a coisa passou.
Passado dias estava a Sara agarrada à nossa lareira, em pé a brincar... e ela foi la por-se ao lado dela... a imitá-la... daí a nada dei com ela ja com coco na cuecas, ela e a irmã...
Bom, percebi que o retrocesso se deve mesmo à irmã. La a limpei e tratámos de procurar o penico.
Mas nem assim, e temos continuado com presentes regulares vezes na mesma.
Enfim, nao ha muito a fazer, ja percebi que tem haver com a irmã. Ela tem imitado imenso os comportamentos e atitudes da Sara. Seja a comer, a falar, a brincar...
Esta semana ja começa a escola... vamos ver se melhora.
Mas à parte disto, tenho de assinalar o facto de achar que os 3 anos foram um marco nas nossas vidas... deixamos o nosso bebe para recebermos uma criança. 
Faz imensas observações, fala  imenso... faz deduções e explica o que percebeu... é conscienciosa... pergunta regularmente se estamos triste e queremos miminhos... esta um doce!
Tem imensas saudades da Educadora, pergunta imenso por ela e pela escola... pelos amiguinhos... e ja sabe que vai começar esta semana... vamos ver corre.
Eu habituei-me a tê-la comigo que ja sei que me vai doer, ter de a devolver ao mundo... o meu primeiro amor!

Sem comentários: