25 março 2014

6 meses e a Introdução da Alimentação Complementar



E pronto chegamos a outra fase. À outra que eu não queria que chegasse tão rápido.
A fase em que deixam de mamar em exclusivo para começar a conhecer um dos melhores prazeres da vida - comer. Confesso que esta etapa me deixa um pouco angustiada... porque sei que ele começa a ficar independente e eu gosto tanto de o sentir meu, só meu!
Desta vez não pensei muito no assunto, o dia chegou e a primeira coisa que fiz foi pegar num pouco da nossa sopa e dar-lhe. Tive atenção durante a sua cozedura de por pouco sal e pronto, foi só.
A primeira vez foram só mesmo 4 colheradas para que ele sentisse um novo paladar e se apercebesse que há outras formas de se alimentar. Não apreciou nada, tanto que à quarta colherada já não abriu mais a boca.

No dia seguinte cozi uma maça e, oficialmente começámos por aí, pela fruta. Não comeu muito, mas ja comeu um pouco mais. Cada colherada que provava, arrepiava-se e fazia imensas carantonhas. Penso que o sabor, a textura, a temperatura, a forma de comer, tudo foi estranho e tudo contribuiu para estas caretas feias.

Hoje já contamos com 4 refeições só de fruta, amanha introduzo então a refeição principal - a sopa.
Agora ja come bem a fruta e reclama entre cada colherada.

O mais importante nesta fase inicial, não é que coma para se alimentar, importa que se adapte a comer de colher e que perceba que há outras formas de se alimentar além do leite. Tem o resto da vida para comer bem e apreciar as comidas.

No fim de cada refeição ofereço sempre leite materno, ofereço para se satisfazer se ainda tiver fome, para se mimar caso precise do meu aconchego e para que perceba que a mama esta sempre ali para quando a quiser, que comer de colher não é nenhum castigo e sim um complemento, pelo menos para já.



Sem comentários: