25 junho 2014

9 meses

Do pequeno Samuel. Lindo. Crescido. Curioso. Sorridente. Meigo. Traquina. Resume-se em poucas palavras.

Gatinha super bem. Ganhou agilidade ao longo deste mês. Já se põe de pé agarrado as coisas e anda de lado. Na sexta-feira subiu o primeiro degrau das escadas. Medo, muito medo!

As refeições são uma delicia. Devora tudo o que é menu. Continua a não dispensar o leite materno depois das refeições, ao contrário das irmãs que nesta fase já só pediam mama de manhã, ao lanche e à noite. Ainda não introduzimos os alimentos todos, mas também não há pressa, sei bem que ele tem a vida toda para comer.

As noites são serenas. Acorda uma vez, por vezes duas, mas mama e dorme. O ritual de adormecer é que não tem nada de sereno. Gosta de adormecer a mamar e isso limita-me imenso. Como passo muitas noite sozinha com os três, o facto de ele não saber adormecer sozinho stressa-me, tenho de confessar. 

Temos feito praia. Nos primeiros dias não gostou muito da areia, chorava até. Detestava tocar-lhe. Julgo que a própria textura o deixava incomodado. Mas como diz o velho ditado "primeiro estranha-se, mas depois entranha-se!" E foi. Passou à descoberta, explorou a areia. Provou-a e percebeu que não servia para comer. Agora gosta de sentir a areia a fugir-lhe das mãos e fica a ver-la descer até desaparecer. 


A relação dele com as irmãs é deliciosa. Elas brincam muito com ele. A Eva pega-lhe imenso ao colo. Tanto que o rapaz até se chateia. Ele e eu! Esta cada vez mais pesado e ela cada vez com menos agilidade para lhe pegar. Ensina-o a andar e o que ele adora estar levantado. Já percebeu como se coordena os pés e dá passos muito bons e ordenados. Se ela continuar assim a estimula-lo o miúdo vai andar cedo.

E é assim que estamos.

Sem comentários: