06 junho 2014

Sara "ideias"

A minha segunda filha é sem duvida uma miúda muito criativa e imaginativa.
O termo ou digamos que, a alcunha "ideias" é de família. O meu sogro tem esta alcunha lá na terrinha. As pessoas antigamente arranjavam alcunhas para todos e mais alguns, o meu sogro não escapou, ele é um homem sempre cheio de ideias e anda sempre a inventar projectos novos, lá ficou com a alcunha "ideias". Desta feita, começo a achar que a Sara tem uma veia de "ideias".

Se eu me lembrasse de todas as peripécias em que já a apanhei nestes últimos tempos isto assemelhar-se-ia mais a um testamento que a um post. Às vezes gostava de ter um caderninho sempre à mão para apontar certas coisas.

Um destes fins de semana, dei canetas de pintar novas, sendo que são para pintar no papel e fazer lindos e maravilhosos desenhos, ela resolveu pintar noutras telas... ora bem, pintou na barriga dela, na barriga da irmã, nas costas da irmã e em ambos os vestidos... "ideias", diria eu!

As idas ao cabeleireiro são sempre um enorme sacrifício para a pequena. Chora desalmadamente e detesta cortar o cabelo. Ela sofre tanto que eu já reduzi a uma única vez por ano a visita à dita. Mas e por sua vez a Eva adora, delicia-se e gosta imenso de mudar de visual. A Sara, como se apercebeu disso, pegou na tesoura e deu umas boas tesouradas no cabelo da irmã... apanho as miúdas em modo cabeleireiro e a Sara já de madeixas na mão... Ó Deus!!! 

É uma miúda bastante atenta e observadora, ontem andava de bicicleta no pátio enquanto eu lavava uma capa do carrinho de passeio, ao passar junto de mim diz-me " mãe, saí da frente, olha que eu estágo tuas unhas dos pés"... 

Outro dia íamos a conduzir e disse-me que quando ela fosse mãe também ia conduzir carros, eu disse-lhe que sim, mas que, muito provavelmente ia saber conduzir antes de ser mãe, por sua vez diz-me que "pois, mas eu agora sou Sara, está bem?!".

Sinceramente, não me arrependo nada de as ter afastado da tecnologia (TV, computador e tudo o resto) para já quero que elas sejam crianças, que brinquem, que sejam criativas, imaginativas. Noto que há uma evolução muito grande nas brincadeiras da Sara. Antes chegava a casa e concentrava-se em ver TV, e o que ela adorava em ter o seu timing no sofá. Comecei a perceber que a TV retira muita da capacidade de imaginação e criatividade à criança. Pensem em doseadar a TV aos vossos filhos e vão notar grandes diferenças, havemos de falar nisto noutro post., isto foi só um a parte.

São tantas, mas tantas as peripécias próprias desta fase, que nos fazem rir e pensar no quanto é bom e divertido ter filhos. 

Sem comentários: