30 setembro 2014

15 dias depois...

A entrada para a escola tem sido difícil.
Quanto à Sara, já posso assumir que está completamente integrada. Já fez amigos e quando chega a casa fala imenso deles e do que fez e brincou.
Nos primeiros dias já nem chorava quando me deixava, mas sabia que chorava ao almoço, julgo que aqui seria porque se sentia perdida na rotina. Muitos meninos, muita confusão, muito barulho e um pouco desamparada, uma vez que a educadora não almoça com eles, ou pelo menos não tem essa obrigação.
Coloquei-a uns dias no ATL para conhecer melhor as animadoras e fazer amizade com elas. São elas que acompanham e guiam os meninos durante a refeição e intervalo de almoço. Assim a Sara já não se sente "abandonada".
No que diz respeito à Eva, a coisa muda de figura radicalmente.
Nos primeiros dias até passou bem, mas a tendência foi mesmo piorar.
Tem chorado imenso ao ficar de manhã. A separação matinal tem sido dolorosa para ela e para mim. Sei que chorava até à hora do recreio. E na hora do almoço chorava de novo.
Fez uma amiga, uma menina que tal como ela, é a primeira vez nesta escola. Pelo que tenho percebido têm sido o apoio uma da outra. Ora a Eva consola-a ora ela consola a Eva. Já me constou que por vezes ao almoço, a Eva está tão chorosa que é a amiga que lhe dá a comidinha à boca e lhe limpa as lágrimas. Fico tão feliz por ainda saber existir sinceridade e compaixão nas amizades.
Os dias foram passando e pelo menos ao almoço já não chora. Para já ainda lidamos com a separação de manhã. Hoje perguntei-lhe se chorou depois do pai a deixar, ela disse que não, que ao entrar na sala, ficou logo bem.
Pelo que tenho observado e pelo que conheço da minha filha, sei que ela é uma criança insegura e reservada o que tem dificultado o seu processo de integração, acredito que aos poucos tudo se vai compor.
Ela adora aprender e tem conseguido fazer rapidamente os trabalhos de casa. É atenta, responsável e cuidadosa. Muitas vezes faz o trabalhos que a professora manda e ainda faz mais um ficha "receitada" por mim. Gosta de melhorar a escrita e aprender mais.
Eu confesso que estou a adorar esta nova fase. Os livros. Os trabalhos de casa. A nova rotina. Tudo.
Tenho tido menos tempo para mim, para a casa e para o Samuel, porque os meus dias acabam relativamente cedo. Às 15:30 tenho de ir buscar a Sara e passado 30 minutos tenho de voltar para pegar a Eva. A partir daqui é guiar os TPC, tratar de banhos, fazer e dar jantar, história, mimos e cama. E o dia esta feito.

Sem comentários: