13 junho 2010

Susto!

E graças a Deus não passou mesmo disso... um susto...
Na sexta-feira, liguei para a clínica do meu GO a saber o dia da minha eco morfológica que eles é que ficaram de marcar... e recebi a resposta do outro lado "espere uns minutinhos que já lhe ligamos de volta"... e assim foi.
Quando a esposa do Go me liga, supostamente para me dar a data, não o faz, mas dá-me um recado, para eu comparecer na clínica no dia seguinte as 10h da manha, que o Go queria falar pessoalmente comigo.
Bom, perguntei o assunto, ao que ela responde que nao sabia. Pede imensas desculpas, porque o Go já lhe tinha pedido há vários dias para entrar em contacto comigo para eu lá ir, mas a senhora diz ter imenso trabalho, a secretaria deles teve um acidente, e este assunto passou-lhe.
Lá fiquei eu a magicar milhentas coisas... a tentar imaginar qual seria o assunto, e claro só podia ser sobre o rastreio integrado, uma vez que na consulta das 16 semanas já tínhamos visto o rastreio simples do primeiro trimestre, so faltava este que havia de vir do laboratório Ricardo Jorge do Porto.
Da outra vez, ele ligou-me e apenas me disse que estava tudo em ordem, porque é que desta vez nao era igual? O que estaria mal com as minhas analises? O que estaria mal com o meu bebé? Bom so sei, que nao descansei direito até ao momento em que me sentei na cadeira em frente ao medico.
No dia seguinte la estava, 5 minutos antes, e o GO nao me fez esperar, também chegou direitinho à hora, subiu connosco no elevador.... sentou-nos e foi logo direito ao assunto...
Descansou-me disse que nao era nada de grave, nao era preciso amniocentese e caso fosse até já estaria marcada...
O que é que aconteceu? No rastreio que fiz ha uma analise ao "Free Beta-HCG" que vinha acima do valor considerado normal... na carta vinha uma nota a amarelo (que até ficou com o GO) que alertava para o facto de que nas gravidas cujo valor é acima da média costumam acontecer alguns problemas, e a nota alertava para a probabilidade de eu estar sob esse risco
O que é que pode acontecer? Risco de bebe pequeno, risco de colo apagar antes do tempo,  risco de parto prematuro, risco de TA alta durante a gravidez... claro que fiquei preocupada, mas ao mesmo tempo aliviada porque nao é tao grave quanto eu pensava.
O medico disse que para já esta situação nao é preocupante, so se espera que comece a acontecer depois das 28 semanas, ou seja no terceiro trimestre, mandou-me descansar, fazer a minha vida normal, ir de ferias à vontade, e começar a ter atenção á TA, ás contracções, às dores no fundo do ventre.... essas coisas que podem ser sintomas.
Ficamos com a eco morfológica marcada para dia 1 de Julho em Coimbra numa técnica que ele acha muito competente... vamos ver as medidas do nosso bebe, e se esta a crescer bem... entretanto dia 23 temos a consulta das 20 semanas e vamos ver como estamos.
Graças a Deus foi só um susto e está tudo bem, pelo menos para já.
O rastreio das trissomias veio negativo...
E agora vou tentar fazer a minha parte direitinho... até porque este cenário é uma probabilidade, pode ou não acontecer, e eu acredito que tudo vai correr bem comigo e com o meu bebé.

Sem comentários: