02 janeiro 2011

As dores de cabeça da mamã

Têm se agravado nos últimos tempos. E o pior é que sei o motivo e começo a perceber que terei de rever a minha dieta alimentar para o resto da minha vida.
O que quero eu dizer com isto?
Eu sou "prognata"... ou seja, tenho o maxilar inferior maior que o de cima, o que me provoca um desnível maxilar. O meu prognatismo é ligeiro, ate nem é muito acentuado mas nota-se bem quando estou de perfil.
A juntar a isto tive a dentição desordenada durante vários anos o que fez com que fosse acumulando tensões na musculatura dos maxilares e pescoço.
Em determinada altura inflamavam-se as parótidas sempre que ia comer, e eu tinha umas dores horríveis acabando por nao me alimentar. Sei que nessa fase emagreci imenso.
Consultei o meu estomatologista que por sua vez me encaminhou a um especialista em oclusão e depois a um ortodoncio...acabei por usar aparelho durante 4 anos para corrigir a dentição e tentar amenizar o meu problema...
De facto contribuiu para melhorar imenso a situação e minimizar as crises.
Há dois anos quando a Eva nasceu tive uma ultima crise... desta feita, gravíssima, porque durante o trabalho de parto fui acumulando tensões na musculatura da face e ombros... inflamando mesmo. Acabei por andar cerca de 2 meses seguidos com dores de cabeça extremas que foram agravando com o passar do tempo... 
Recorri aos serviços hospitalares e consultei um especialista em cirurgia maxilo-facial que detectou de imediato o problema e prescreveu anti-inflamatório e uma dieta restritiva à base de líquidos apenas... evitando assim que mastigasse o maximo possível.
Agora desde o parto da Sara que tenho as mesma dores de cabeça para ja não tao intensas... mas noto que se agravam sempre que como alimentos mais difíceis de mastigar como pão rijo, carnes assadas, maças, torradas de pão seco... enfim, uma data de coisas...
Acho que não ha solução para mim... aquilo que mais temia ja começou a acontecer que é ouvir estalidos quando mastigo... ainda não é sempre... mas ja começou a acontecer... isto significa que as rotulas dos maxilares estão a ficar "gastas", se é assim que se pode dizer... tenho de poupa-las... elas sofreram imenso durante anos com a dentição desordenada que tinha.
Posto isto, acho que o melhor é mesmo repensar a dieta e deixar/evitar para o resto da vida certos alimentos... e passar a comer tudo o mais passado e cozido possível.
É terrível andar sempre com dor de cabeça... dia-após-dia... e o pior é que não afecta só a cabeça, fico com tonturas e dores de costas... 
Acho que tenho mesmo de aprender a viver com este problema.

Sem comentários: