04 outubro 2010

Da Eva

Hoje sera o seu primeiro dia de escola.
Ando ansiosa para saber como será... ontem estive preparar as coisas para levar.
Pediram algumas coisitas que têm de ir muito bem identificadas... biberon, copo, escova de dentes, fraldas, toalhetes, trouxa de roupa extra, escova de cabelo... são alguns exemplos.
Ela deixou de vez a chucha e ate melhorou as noites, passou a fazê-las seguidinhas sem acordar. Noto que desde que a largou anda muito eléctrica e stressada... a chucha acalmava-a mesmo.
Agora deu em andar com as maos na boca, gesto que faz quando esta mais nervosa ou quer algo e nao lhe damos.
Ontem inspeccionei a boquinha e notei que ha dois molares a nascer talvez seja por isso que anda de mãos na boca.
Fala cada vez melhor, adora livros e musica.... desfolha os livros e diz "mae tonta" (mãe conta!) senta-se ao meu lado e conta a historia à maneira dela... conta o que os olhos dela vêm... por exemplo diz que o noddy esta a fazer o ó-ó, ou que  esta a jogar à bola, diz que a toalha de mesa é as bolinhas, que o telhado é as riscas, sabe identificar as personagens quase todas... quando vê uma figura masculina nos livros diz que é o Pai Zé, sabe identificar a figura mãe nas imagens, faz perguntas a ela própria, do género "quem é esta?", depois responde.
Anda numa fase de musicas também... canta muito... e muito alto também... isso é que me deixa a cabeça feita num oito, mas enfim... dança, sempre que ouve musica com ritmo põe-se a dançar.
Sabe calçar meias, sapatos, calças, calções e saias... as camisolas so sabe colocar pela cabeça, nao atina com os braços...
Mas o pior do comportamento dela e que me anda a deixar muito preocupada é a fase gozona que anda a atravessar... nao leva nada do que lhe dizemos a serio... repete as todas as ultimas palavras e ri-se... Ontem para arrumar o quarto, pois tinha espalhado os brinquedos todos, o pai ralhou imenso com ela e ate a expulsou do quanto... em vez de apanhar e colocar nos cestos, atirava os brinquedos com ar de gozo... mas so visto, nem dá para explicar bem... so sei que o pai chegou ao ponto de lhe tirar os brinquedos todos.
Esta muito desenrascada a comer... come muito bem sozinha e sem grandes acidentes. Adora "bolinhas" (ervilhas, grão, feijão, lentilhas, milho...), sopa tem dias e tem de haver muita brincadeira e distracção pelo meio.
Os cabelos estao enormes e cada vez mais encaracolados... agora colocamos sempre uma molinha na franja porque esta mesmo comprida... e depois sem mola ela fica com ar de rufia (coisa que ela é, sem duvida) e a molinha sempre dá um ar mais angelical... eh eh eh.
Como sabem andamos a mudar de casa, espero que ela se adapte bem ao novo quanto para depois se adaptar à chegada da mana... tantas mudanças juntas que ate a mim me assustam, mas veremos...

Sem comentários: