UM FELIZ ANO 2011!
31 dezembro 2010
28 dezembro 2010
Consulta dos 2 meses
E hoje foi a consulta dos dois meses da Sara.
Portou-se muito bem. Nada de choros durante a observação e pesagem... o mesmo nao se pode dizer quando passamos às vacinas... a primeira ainda escapou sem choradeiras, mas a segunda e terceira foi a gritaria total.
Tadinha da minha pequenina... ficou inconsolável...
Pela avaliação medica esta muito bem... desenvolvida e crescida.
A medica ficou admirada como ela percebeu bem que era um estranho que lhe estava a tocar... a Sara fez-lhe um ar muito assustado e mal quis olhar para ela... e mais impressionante foi, quando comecei a vesti-la e a medica já nao estava por perto como ela sorria para mim...
Peso 4770g
C - 54,5 cm
Pc - 39,5 cm
Tal como se previa começou a descer ligeiramente de percentil... estava no 50 em peso e agora ja esta um pouco abaixo... mas a medica disse que é normal que ela desça ainda mais um pouco devido ao facto de eu ter sido uma mãe diabética na gestação... segundo a medica o percentil dela será o 25, este é o percentil dela em altura.
Recomendações - continuamos com LM exclusivo, voltamos ao 3 meses para a vacina da Meng C e nova pesagem.
27 dezembro 2010
Natal 2010
Este ano passamos o Natal em nossa casa.
Com o nascimento da Sarinha e com o facto dela detestar andar no ovo juntando ainda as temperaturas baixas que se têm feito sentir decidimos sear por aqui mesmo.
Convidamos os meus pais, a irmã do Zé e os pais dele também vieram de Oliveira do Hospital.
Veio também o irmão do meu pai.
Resumindo éramos muitos. Foi uma enorme confusão, mas valeu a pena... Foi lindo!
A Sara teve colinho o tempo todo, esteve como quis... eh eh eh.
O marido da minha cunhada é que cozinhou o tempo todo, eu nao conseguia fazer tudo porque a dar de mamar à Sara de 2/2h deixa-me um pouco limitada.
A Eva adorou a companhia dos primos... adorou os brinquedos deles e sobretudo a pista que eles receberam... delirou mesmo.
Recebeu uma bonequinha com cama e cadeira de papa, um livro da Hello Kitty com puzzles, um castelo de madeira para montar, um tábua para passar a ferro e uma mini maquina de lavar roupa... recebeu ainda dinheiro e roupa. Foi giro! Ela agora diz que o Natal já acabou... eh eh eh
A brincadeira foi tanta e tão mais interessante que comeu muito pouco às refeições, dormiu ainda menos... mas portou-se muito bem... poucas birras, gritos e choros... UAU!
A Sara recebeu um vestidinho, um babygrow, e dinheiro.
A Sara recebeu um vestidinho, um babygrow, e dinheiro.
O pai e a mãe receberam uma experiência A" vida é bela" e outra das "Odisseias"... eu ainda recebi por parte do marido uma conta para a Pandora (desta vez não contava, mesmo!).
E a noite foi passada a comer o típico bacalhau, à lareira e ao som dos gritos, sorrisos e choros dos nossos pequenos... o Natal foi em família sem duvida... muito bem passado, com muita saúde e foi Feliz, sobretudo.
Hoje estamos por casa, a repor energias.
A Eva nao tem escola estes dias e eu tinha a casa toda virada de pantanas... normal para uma casa por onde passou tanta gente estes dias.
As pequenas estão tao cansadas das festas, que a Sara tem dormido o tempo todo, a Eva tem brincado por aqui, mas muito calmamente e agora dorme a sesta.
E eu vou aproveitar este momento de calma e silencio para tomar uma banhoca relaxadamente...
26 dezembro 2010
2 meses (Sara)
E foi com muita rapidez que ja chegamos aos teus 2 meses, pequena Sara.
Estas tão linda e grande.
Durante este pequeno espaço de tempo começaste a interagir mais connosco.
Agora sorris-nos com muita facilidade e palras connosco, ou melhor refilas mesmo!
Continuas muito coleira... adoras colo, mimos e atenção. Detestas estar sozinha.
Não podes perder a mãe do campo de visão que desatas num pranto terrível e o pior é que depois para te acalmar é muito difícil, ficas muito stressada.
Ja começaste a gostar mais da presença da mana, já não te irritas com tanta facilidade ao som dos seus gritos e birras... mas mesmo assim continuas a preferir o teu sossego.
Ainda noto que sentes a mana como ameaça, mas já não tanto como no inicio.
A mana gosta muito de falar contigo e tu já lhe sorris.
Ela tem nos ajudado a mudar-te a fraldinha, participa no banhinho e leva (ás vezes) as fraldas sujas para o lixo.
Sempre que choras corre para perto de ti e pergunta-te "O ca foi, mana?"... dá-te miminhos na cabeça e tenta confortaste dizendo "tou aqui, sim... a mana tá aqui, sim sara?"... ;)
Agora tenho reforçado atenção, porque a Eva gosta de te pegar ao colo, e tenho medo que o tente fazer quando não estamos por perto.
Adoro ver a interacção delas... noto que estão ambas a aprender a viver uma com a outra... noto que ambas ja perceberam que vão viver juntas.
A tua ligação com o pai ja começou a estabelecer-se, no primeiro mês o pai dizia que nao se entendia contigo de maneira nenhuma... inclusive, sempre que choravas ele pedia para que te segurasse e te acalmasse que ele nao conseguia... o que eu notava é que tu não o conhecias... e stressavas um pouco no colo dele, considero que esta fase ja foi ultrapassada e agora ja gostas do colinho e atenção dele.
E eu tenho de começar a dar uma olhadela nas tuas roupinhas porque muitas já nao servem... estas crescida, grande e gordinha...
Na próxima terça-feira, temos consulta dos 2 meses... veremos como estarás.
Cada dia que passo estou mais apaixonada por ti!
24 dezembro 2010
22 dezembro 2010
Cólicas
Ontem deitei-me por volta das 20:30h.
A Sara estava muito chorosa e queixosa... apercebi-me que eram cólicas... ela chorava aflitivamente e esperneava, isto repetia-se intervaladamente.
Não queria mama, não queria colo, não queria passeio, não queria abanos... senti-me impotente... pois notei que algo lhe doía.
A Eva nunca teve cólicas e eu não sabia que fazer.
Esteve assim cerca de 1:00h, por volta das 21:30 la aceitou maminha, coloquei-a na posição vertical, arrotou e fez um cóco... e ficou serena.
Mal abri a fraldinha e a julgar pela cor esverdeada do cocó (que normalmente é amarelinho) vi que sim, eram cólicas... mais triste fiquei, porque a culpa era toda minha.
Abusei a comer chocolates... tinha recebido uns chocolates e tinha comido o pacote inteiro. Fiquei tão mal comigo mesma.
Bom, mas depois disto, ela serenou e dormiu lindamente até as 6.00h e parecia que nao tinha sido nada com ela.
Coitada da minha menina, que mal lhe fiz eu!
19 dezembro 2010
Cocó no "Padico"
Pois... isto é digno de registo...
Hoje, Domingo dia 19 de Dezembro de 2010, a Eva fez pela primeira vez e de vontade um mega coco no penico.
Começou a chamar-me "mamã, cocó" e vinha a correr até mim, com a mão agarrar o rabinho... parecia mesmo que estava a evitar que saísse... la fomos até ao penico e fez... sozinha... e a pedido.
Aqui esta a diferença das outras vezes.. fez sozinha e a pedido.
É que ela ja tinha feito algumas vezes, mas nunca foi a pedido... estou feliz.
A Educadora. também já me tinha dito que na escola, ela ja tinha feito uma vez na sanita, mas segundo ela, terá sido sem a Eva dar conta... esta parte é a mais complicada num desfralde... muitos até têm medo.
Há 3 meses que andamos no desfralde e tem sido um processo tão lento... e acredito que ainda vai demorar mais uns quantos meses... mas eu já nao me importo... já nao ligo.
Ela que demore o tempo que precisar e que achar necessário.
Só de me lembrar que ja stressei tanto com isto.. mas agora percebo que não valeu a pena... é, e será no tempo dela.
Na escola ela e mais dois, são os únicos da sala com fralda... mas em contrapartida é a única sem chucha... enfim, há um tempo para tudo e para todos.
18 dezembro 2010
A festinha de Natal da Eva
Antes de mais alguma coisa... so posso dizer que foi linda... linda... linda...
Adorei mesmo.
Os meus parabéns à escolinha estava tudo lindo e demasiado perfeito.
A Eva adorou... e divertiu-se imenso...
Teve uma actuação, aliás duas... na primeira ficou com o papel estátua... ficou muito paradinha no lugar dela, so mexia os olhinhos... estava muito, muito envergonhada... tinha demasiados olhos nela...
Na segunda actuação já participou e fez os gestos da musica.
Fiquei muito triste por nao ter conseguido dar-lhe a atenção que ela merecia neste dia, mas o pai nao pode ir, e eu passei o tempo todo com a Sara ao colo, nao houve mesmo hipótese.
Ela la deve ter percebido que eu nao podia mimá-la e "fugiu" para o colinho da Ed. Carla... que bom que ela se sente bem com ela, e já a considera um porto de abrigo, fico muito feliz.
No fim da festa todos chamaram o Pai Natal que trouxe umas prendinhas... a Eva chegou-se logo à frente para receber, mas demorou algum tempo até que a vez dela chegasse e neste compasso de espera desesperou e começou a chorar... tadinha da minha menina, ela ouvia a chamarem os nomes dos amiguinhos... e via todos a receberem um presente e nunca mais chamavam pelo seu nome... ficou muito triste.
Eu percebi que ela so queria mesmo receber o presente... depois de o ter passou o tempo todo com ele na mão, nem o abriu... so o abriu já estávamos em casa e foi porque lhe disse para o fazer...
No fim da festa, eu esperei que a sala vazasse para podermos sair com calma, e ela apercebeu-se que todos iam embora e virou-se para mim, muito espantada e triste ao mesmo tempo "Mãe, tubou o Natal"... :)
Seguiu-se um lanchinho e convivio entre pais. A Ed. Elsa pegou um pouco na Sara para então poder dedicar alguma atenção à Eva e podermos petiscar algo...
Foi muito bom mesmo.
Fica aqui umas fotos, são poucas mas foi as unicas que tirei. Um ex-professora minha fez o favor de gravar a actuação da Sara e diz que depois me envia por mail. ;)
15 dezembro 2010
Dela (Eva)

Aponta para tudo e mais alguma coisa... inclusive, para aquilo cuja resposta já sabe... mas enfim!
Está o maximo!
Hoje é dia de tirar fotos na escola, vai la o Carlos Portugal fazer uma sessão com eles.
Tomou banhinho agora de manhã, vestiu a sua melhor roupa


E hoje como acordou especialmente bem disposta, tive direito a que ela aceitasse beber o leitinho aninhada no meu colo... foi tão delicioso poder relembrar os tempos de miminho na mama...

06 dezembro 2010
Da semana passada... e também do fim de semana.
Foram dias de pura loucura... mas já esta! Passaram e o balanço até é positivo.

A Eva portou-se bem... colaborou o que também me ajudou.
Houveram umas quantas birras pelo meio, mas nada que não se resolvesse.
O mais complicado foi mesmo estar a amamentar a Sara e ter de deixar a Eva livremente pela casa... claro que saía sempre asneira...

De manha acordava sempre mais cedo... dava mama à Sara (quando esta ja estava acordada) vestia a Eva, dava-lhe leite, pois nao havia tempo para o cerelac, enfiava a Sara no Ovo e la ia eu tentar deixar a Eva na escola.
A maioria das vezes ia ja depois das 9.00. Eu tentava ir antes, porque assim deixava-a no acolhimento e nao precisava de tirar a Sara do carro, é que estiveram uns dias bastante frios...
Quando isso não era possível, tinha de levar as duas, calçar umas botinhas azuis e ir deixar a Eva à sala.
Ao fim do dia por vezes a Sara ficava aqui com uma amiga e eu ia buscar a Eva... mas a maioria das vezes tive de a levar, primeiro porque tem estado imenso transito e demoro mais tempo que o previsto, e segundo, a Sara como mama de 2/2h não me dá muita margem para atrasos...

Na quinta-feira a Eva chegou de novo a casa com aftas... estamos a tratar, mas desta vez esta a ser mais difícil, hoje ainda tinha.

Ela esta muito queixosa, esta com diarreia e nao quer comer, o que se entendo eu também tive e é terrível comer e falar com a língua naquele estado.
Para a Eva foi difícil gerir as saudades... ela teve imensas saudades do pai... perguntou muito por ele... pediu para telefonar...
Noto que desde que a Sara nasceu ela se ligou muito mais ao pai. Esta sempre a pedir para ser ele a fazer quase tudo (banho, trocar fraldas, por na cama, vestir... enfim!). Acho que é normal, mas quando ele não esta torna-se mais complicado fazer estas tarefas com ela a chorar pelo pai.
Bom... e na nossa casa já é Natal... já fizemos a árvore há algum tempo... a Eva delira com ela... e quando as luzes estão apagadas... fica muito admirada a dizer "não há nataue..." (não há Natal...

Estraga-me as bolas todas...


Não podem haver presente debaixo da árvore que ela abre-os todos... quer todos para ela...

Outra novidade é o seu novo corte de cabelo. Teve de ser... já não tinha jeitinho nenhum...
Este fim de semana fomos ao shopping, ao cabeleireiro que ela conhece e fomos cortar os cabelinhos... e ela portou-se como uma senhora... ficou muito gira... escadeou, cortou as pontas e a franjinha... ficou girinha...

Veio de lá toda vaidosa...
Birras: faz algumas e tem sido complicado para mim gerir-las... Tem dias que não tenho paciência simplesmente, e reclamo com ela... tem outros que a ignoro e a coisa ate passa mais rápido... e tem outros que leva uma palmada e pronto.

No sábado não queria dormir a sesta... gritou, reclamou... chorou... inventou mil coisas... queria fazer xixi... dps queria fazer coco... dps queria ir ao Noddy... dps queria ir para a sala... dps queria ir à avo Lila (minha mãe)... dps queria a mãe... e se eu la ia, queria o pai... foi um filme... ate que eu sem paciência cedi... e fui buscá-la...
No domingo a mesma historia... percebi, como tinha cedido no dia anterior ela estava à espera que a fita pegasse... mas não cedi e ao fim de nem 10 minutos estava a dormir...


Noto que por vezes, o Zé ainda tem menos paciência que eu... fica muito stressado com as birras e reclamações dela... nao sei que fazer para lhe explicar que é normal numa criança com dois anos...
E assim vamos nós por cá...

02 dezembro 2010
Aftas...
.. voltaram... a tadinha da minha Eva esta de novo cheia delas...
Se bem que desta vez nao tem tantas...
Mas ja tratei de comprar novo myconstin e a ver se desta vez faço 4 dias dps de passar o tratamento para ver se fica mesmo bem tratado.
Vou tomar cautela para nao me contagiar de novo e evitar que toque na Sara.
Se bem que desta vez nao tem tantas...
Mas ja tratei de comprar novo myconstin e a ver se desta vez faço 4 dias dps de passar o tratamento para ver se fica mesmo bem tratado.
Vou tomar cautela para nao me contagiar de novo e evitar que toque na Sara.
Subscrever:
Mensagens (Atom)