17 fevereiro 2011

Mau comportamento

Eu não quero ser uma mãe demasiado permissiva, mas também não quero andar sempre a ralhar e bater na Eva, mas aos nossos olhos, meus e do pai (e também da Educadora) a Eva anda com muito, mas mesmo muito, mau comportamento.
Têm sido dias terríveis, estes pelos quais temos passado.
Tenho estado quase sempre sozinha até à hora de deitar a Eva, ora eu sozinha com duas crianças não é fácil.
A Eva tem-me testado todos os dias e há dias que tem sido impossível passar sem lhe dar uma palmada e colocá-la de castigo.
Agora aprendeu a cuspir e na terça-feira, à hora do jantar deu em cuspir a comida, só porque achava piada, isto, aprendeu no fim de semana com um dos meus sobrinhos e como no Domingo ninguém dizia nada e até era giro, ela ficou a pensar que também o podia fazer e eu até me ia rir.
Ralhei-lhe disse que não queria que ela fizesse aquilo, mas a cena continuou e em tom de gozo.
A determinada altura "passei-me" dei-lhe uma palmada e foi de castigo para a cama.
Enquanto isso fui dar banho à irmã e ia ouvindo-a chorar, nisto levanta-se e eu deixo a irmã meia despida e torno a po-la na cama e com isto andamos cerca de 30 minutos.
Chega o pai e a cena repete-se... e ao fim de uma hora no levanta-e-deita, finalmente lá adormece.
Este também é um novo "sintoma" de mau comportamento.
Quase todos os dias passamos pelo menos uma hora a deitá-la depois de ela se levantar dezenas de vezes, ou porque quer mais leite, ou porque quer fazer xixi, ou porque tem doí-doí, ou simplesmente porque sim.
Ando cansada e não sei que lhe fazer.
Na escola soube que anda, igualmente mal comportada, imita os maus comportamentos dos outros, grita, faz fitas, atira e cospe a comida.
Não sei mesmo que lhe faça. Preciso de ideias porque as minhas simplesmente, não fluem, não consigo pensar.
Preciso de ideias para lhe mudar as idas para a cama e quanto ao mau comportamento preciso pensar em castigos, porque bater e ralhar constantemente, sei que nao é solução, qualquer dia tem medo de mim... e  isso eu também não quero, puxa!


Hoje ja teve o seu primeiro castigo do dia - foi sem comer para a escola... todos os dias reclama, faz fitas, chora e grita para sermos nós a dar-lhe a comida... hoje disse-lhe para ir comendo enquanto eu terminava o meu pequeno almoço, conclusão, não quis comer... e eu também não dei. Expliquei-lhe o porquê de ela ter ficado sem pequeno-almoço, não pode ser tudo como ela quer e exige!

2 comentários:

María disse...

Rute, tem calma....lembras-te que o Tomás teve uma fase assim ao deitar?
Já passou...são fases...e é preciso esperar que passem, porque passam :)
Ele também queria xixi, depois cócó, depois água...houve uma altura em que saia da cama e vinha para a sala...foi mais de 1 mês assim e passou..

Tiveste coragem de a enviar sem comer para a escola? Eu não seria capaz...arranjaria outro castigo, não sou capaz de os deixar sem comer, nisso sou muito mole..

Esta idade é complicada, testam-nos a paciência até ao limite e temos de ser firmes e consistentes...

Olha que eu tenho 2 assim, em fases diferentes e não sei qual a pior :p

Beijinhos linda
Maria

Rute disse...

Que remédio tive eu se nao cumprir o castigo.
Nao posso andar sempre a "prometer" algum dia tem de ser.
Como se costuma dizer "tantas vezes o cântaro vai à fonte que qualquer dia parte" hoje partiu mesmo...
Mas la levou um Tupperware cheio de bolo de iogurte e sementes de papoila para todos... pelo menos ia animada.
Também fiquei triste por ter de ir sem comer, mas nao é à hora de sair que resolve comer sozinha. Tem de aprender, com certeza, amanha já vai dar mais valor à refeição, acho eu!