26 julho 2012

21 Meses de Sarocas

Passam os dias, consomem-se mesmo e vejo-te crescer tão rápido que me assusto.
Gosto tanto de ti, minha pequenina.

E o que eu tenho a dizer deste mês que passou???
Bom, que estas o máximo. Super reguila. Super traquina. Super respondona. Mas amo-te à mesma e jamais pediria que Deus me tivesse dado outra em vez de ti, pelo trabalho que me dás.
Ja me chamas má, quando não te convém... e eu fico tão triste, mas sei que é apenas um copia do comportamento da mana.
Na rua devia trazer-te com trela, não páras um segundo... corres para todo o lado e não tens medo se te afastas de mim, vais à descoberta e pronto. O que me deixa receosa é que se alguem te dá a mão, tu vais.
Contigo são precisos mil olhos.
Adoras cantar, ja sabes a musica dos parabéns de trás para a frente... e chegas ao ponto de não adormecer sem antes cantares a tua musica.
Gostas da musica do "Vejo-vejo" e da "Estátua" da colecção do Panda vai escola 4. Imitas todos os gestos dos meninos na musica e tentas cantar. 
Sinceramente nao me recordo da tua irmã ser tão dada a estas coisas, como tu és!
Tu és uma esponja absorvente. Aprendes com tanta rapidez que eu mesmo fico surpreendida.
Aprendeste a contar ate 6 e ainda hoje reparei que enquanto estavas a arrumar os talheres de brincar ias contando conjuntos de 6... 
Rapidamente aprendeste que antes de dormir há uma historia (sim porque nem há um mês que institui esta rotina) e agora não aceitas deitar sem a "istóia".
Ja identificas as varias partes do corpo, sabes o teu nome e da mana.
Sabes onde a mana esta durante o dia - "cola" (escola), e sabes que o pai ganha "estão" (tostão), deveria ensinar-te que são euros, né? Vou tratar disso, entretanto.
Gostas de passear e de ir à rua, não gostas de passar muito tempo em casa, rapidamente me pedes para sair... e quase me levas de arrasto, porque me puxas literalmente pela mão.
Estas numa fase em que não admites que ninguém te ajude em nada... para subir e descer as escadas do nosso andar, não queres, sentas-te no chão se tentamos te ajudar. Queres fazer tudo sozinha. Desde calçar, a comer, escovar os dentes, ja bebes agua pelo copo normal, ja te levo à sanita e embora a maioria das vezes seja sem sucesso, nalgumas ja fazes!
Gostas imenso de "itáie" (pintar), sabes onde estão os lapís e vais buscar, sentas-te imenso tempo a riscar, fazes-me perguntas, tal como a mana me faz e finges escrever qualquer coisa, depois dizes "e mais?" e eu tenho de responder para tu continuares a escrever, se não zangaste. :) Que giro. Copias na perfeição o que os outros fazem.
Mas a parte que mais gosto é quando eu faço a minha maquiagem, tu vais buscar um banco e exiges que eu faça em ti também, depois corres até ao teu pai e ao mesmo tempo que apontas para a tua cara dizes "bês... bês" para o pai olhar para a tua carinha "pintada".
Se me vez a por creme nas mãos pedes logo "à-me uma" (dá-me uma) para eu te dar um pedaço. Vais-me sair uma vaidosana de primeira.
Quanto às refeições, desde que ninguém comece a comer nada de diferente nao ha stress, caso contrario queres o mesmo, especialmente se for a irmã a comer algo diferente do dela... ah, e se alguem termina e se levanta da mesa com o prato, tu empurras o teu e dizes logo que "já ta".
Continuamos com LM de manha e por vezes de noite, de tarde deixaste de pedir.
Passamos à fase em que dormes sestas grandes, 2 a 3 horas e eu ate gosto, porque também descanso.
Enfim, resta-me dizer:

Tens o mundo a teus pés
à espera que o empurres
uma vida à frente
que só tu podes viver.





Sem comentários: