11 julho 2012

A poucos dias de fazer 4 anos


Recordo tão bem o Julho de 2008.
Gravida pela primeira vez. Ansiosa por conhecer a minha menina que já tinha nome. 
Desejosa de ser Mãe. E hoje volvidos 4 anos estás enorme.
Parece que foi ontem que chegaste à minha vida e afinal já passou este tempo todo.
Contigo tenho aprendido imenso... tenho crescido como pessoa, como mulher e como mãe.
Tens me ensinado que educar é pensar a longo prazo... é pensar sempre na adulta que gostaria que fosses.
Por causa de ti procuro sempre ser uma pessoa melhor, quero ser o teu modelo, o teu melhor exemplo de vida.
Têm sido 4 anos de muitas emoções. Muitas sensações. Temos vivido quase à velocidade da luz, porque isto tem passado demasiado depressa, a meu ver.
Falas imenso comigo, expressaste muito bem. Entendes tudo o que te dizemos, embora a fase da revolta esteja de volta, porque não aceitas bem o "não", mas enfim, faz parte e eu ate prefiro assim, nao quero que sejas uma pessoa resignada... mostra-me o que és, o que gostas e o que nao gostas... assim é que quero que sejas.
Por causa de ti dei uma reviravolta na vossa educação, agora tentamos ser mais positivos contigo ( e com a mana, claro). Depois de ler e aprender sobre disciplina positiva a tua educação nunca mais será a mesma.
Agora é com delicadeza e firmeza que te ensino, de modo a estimular em ti auto-respeito, auto-disciplina, cooperação, bom comportamento e a capacidade de resolveres os teus próprios problemas.
Fazes imensas coisas sozinha, que parecem tão insignificantes, mas no fundo sao o desenvolvimento das tuas capacidades e habilidades... o vestir, o calçar, o escovar os dentes, o servir a tua própria comida e comê-la pela tua mão, o limpares o leite que tu, por vezes, derramas ao pequeno almoço, o seres tu mesma a carregar as tuas coisas quando vais/vens da escola... são pequenas coisas que fazem a diferença na tua forma de estar na vida e fazem de ti uma menina autónoma, capaz e independente... preparada para resolver os teus pequenos problemas próprios da idade.
Estamos sempre a incentivar-te para desenvolver em ti autoconfiança... brevemente irás para a primária e gostava imenso que fosses para essa etapa preparada. Segura, confiante e completamente autónoma.
Confesso que essa fase me assusta imenso, mas ja estou a preparar-te para que corra o melhor possível.
Ainda ha tanto caminho a percorrer... e eu estou a adorar fazê-lo ao teu lado, pelo menos o máximo que conseguir estarei aqui... darei o meu melhor.

Sem comentários: