12 julho 2012

Alimentação e a Sara

As crianças chegam a uma determinada altura em que querem ser elas mesmas a comer. A pegar na colher e a fazê-la chegar a boca.
A Sara desde cedo demonstrou interesse por comer pela mão dela.
Meia desajeitada ainda, mas lá vai conseguindo.
Umas vezes a colher vai com comida outras vai mesmo de mão cheia, ela la vai aprendendo a fazer isto sozinha.
O pai detesta que coma com a mão, insiste imenso para que aprenda a comer como lhe convém... eu, pessoalmente ate entendo, sei que ele não gosta da sujeira que ela faz, mas só assim vai conseguir aprender.
A Sara gosta de mostrar as suas habilidades, gosta de mostrar as conquistas que vai fazendo, gosta de tentar fazer tudo sozinha... e no que respeita a comer, não quer e rejeita mesmo qualquer ajuda nossa.
Aos 20 meses, esta menina come tudo sozinha, menos a sopa, única altura em que a ajudo, se não ha sopa por todo lado, menos na barriguita dela.
Mais uma vez, estou a desenvolver as habilidades da minha filha com o intuito de fazer dela uma menina cada vez mais autónoma e independente.
E eu mesma vou incentivando... usem e abusem desta técnica sempre... o incentivo ajuda a criar na criança autoconfiança.


1 comentário:

María disse...

Lindona!!

É assim mesmo, as crianças conseguem fazer, desde que nós os incentivemos e deixemos :)

A Mariana come pela mão dela desde os 10 meses. Com a colher não sei, talvez desde os 11/12 ?
Com 21 meses não a ajudo, nem com a sopa, ela come tudo sózinha e bebe pelo copo se tampa, que esta menina resolveu que isso é para bebés lol

Beijinho