UM FELIZ ANO 2011!
31 dezembro 2010
28 dezembro 2010
Consulta dos 2 meses
E hoje foi a consulta dos dois meses da Sara.
Portou-se muito bem. Nada de choros durante a observação e pesagem... o mesmo nao se pode dizer quando passamos às vacinas... a primeira ainda escapou sem choradeiras, mas a segunda e terceira foi a gritaria total.
Tadinha da minha pequenina... ficou inconsolável...
Pela avaliação medica esta muito bem... desenvolvida e crescida.
A medica ficou admirada como ela percebeu bem que era um estranho que lhe estava a tocar... a Sara fez-lhe um ar muito assustado e mal quis olhar para ela... e mais impressionante foi, quando comecei a vesti-la e a medica já nao estava por perto como ela sorria para mim...
Peso 4770g
C - 54,5 cm
Pc - 39,5 cm
Tal como se previa começou a descer ligeiramente de percentil... estava no 50 em peso e agora ja esta um pouco abaixo... mas a medica disse que é normal que ela desça ainda mais um pouco devido ao facto de eu ter sido uma mãe diabética na gestação... segundo a medica o percentil dela será o 25, este é o percentil dela em altura.
Recomendações - continuamos com LM exclusivo, voltamos ao 3 meses para a vacina da Meng C e nova pesagem.
27 dezembro 2010
Natal 2010
Este ano passamos o Natal em nossa casa.
Com o nascimento da Sarinha e com o facto dela detestar andar no ovo juntando ainda as temperaturas baixas que se têm feito sentir decidimos sear por aqui mesmo.
Convidamos os meus pais, a irmã do Zé e os pais dele também vieram de Oliveira do Hospital.
Veio também o irmão do meu pai.
Resumindo éramos muitos. Foi uma enorme confusão, mas valeu a pena... Foi lindo!
A Sara teve colinho o tempo todo, esteve como quis... eh eh eh.
O marido da minha cunhada é que cozinhou o tempo todo, eu nao conseguia fazer tudo porque a dar de mamar à Sara de 2/2h deixa-me um pouco limitada.
A Eva adorou a companhia dos primos... adorou os brinquedos deles e sobretudo a pista que eles receberam... delirou mesmo.
Recebeu uma bonequinha com cama e cadeira de papa, um livro da Hello Kitty com puzzles, um castelo de madeira para montar, um tábua para passar a ferro e uma mini maquina de lavar roupa... recebeu ainda dinheiro e roupa. Foi giro! Ela agora diz que o Natal já acabou... eh eh eh
A brincadeira foi tanta e tão mais interessante que comeu muito pouco às refeições, dormiu ainda menos... mas portou-se muito bem... poucas birras, gritos e choros... UAU!
A Sara recebeu um vestidinho, um babygrow, e dinheiro.
A Sara recebeu um vestidinho, um babygrow, e dinheiro.
O pai e a mãe receberam uma experiência A" vida é bela" e outra das "Odisseias"... eu ainda recebi por parte do marido uma conta para a Pandora (desta vez não contava, mesmo!).
E a noite foi passada a comer o típico bacalhau, à lareira e ao som dos gritos, sorrisos e choros dos nossos pequenos... o Natal foi em família sem duvida... muito bem passado, com muita saúde e foi Feliz, sobretudo.
Hoje estamos por casa, a repor energias.
A Eva nao tem escola estes dias e eu tinha a casa toda virada de pantanas... normal para uma casa por onde passou tanta gente estes dias.
As pequenas estão tao cansadas das festas, que a Sara tem dormido o tempo todo, a Eva tem brincado por aqui, mas muito calmamente e agora dorme a sesta.
E eu vou aproveitar este momento de calma e silencio para tomar uma banhoca relaxadamente...
26 dezembro 2010
2 meses (Sara)
E foi com muita rapidez que ja chegamos aos teus 2 meses, pequena Sara.
Estas tão linda e grande.
Durante este pequeno espaço de tempo começaste a interagir mais connosco.
Agora sorris-nos com muita facilidade e palras connosco, ou melhor refilas mesmo!
Continuas muito coleira... adoras colo, mimos e atenção. Detestas estar sozinha.
Não podes perder a mãe do campo de visão que desatas num pranto terrível e o pior é que depois para te acalmar é muito difícil, ficas muito stressada.
Ja começaste a gostar mais da presença da mana, já não te irritas com tanta facilidade ao som dos seus gritos e birras... mas mesmo assim continuas a preferir o teu sossego.
Ainda noto que sentes a mana como ameaça, mas já não tanto como no inicio.
A mana gosta muito de falar contigo e tu já lhe sorris.
Ela tem nos ajudado a mudar-te a fraldinha, participa no banhinho e leva (ás vezes) as fraldas sujas para o lixo.
Sempre que choras corre para perto de ti e pergunta-te "O ca foi, mana?"... dá-te miminhos na cabeça e tenta confortaste dizendo "tou aqui, sim... a mana tá aqui, sim sara?"... ;)
Agora tenho reforçado atenção, porque a Eva gosta de te pegar ao colo, e tenho medo que o tente fazer quando não estamos por perto.
Adoro ver a interacção delas... noto que estão ambas a aprender a viver uma com a outra... noto que ambas ja perceberam que vão viver juntas.
A tua ligação com o pai ja começou a estabelecer-se, no primeiro mês o pai dizia que nao se entendia contigo de maneira nenhuma... inclusive, sempre que choravas ele pedia para que te segurasse e te acalmasse que ele nao conseguia... o que eu notava é que tu não o conhecias... e stressavas um pouco no colo dele, considero que esta fase ja foi ultrapassada e agora ja gostas do colinho e atenção dele.
E eu tenho de começar a dar uma olhadela nas tuas roupinhas porque muitas já nao servem... estas crescida, grande e gordinha...
Na próxima terça-feira, temos consulta dos 2 meses... veremos como estarás.
Cada dia que passo estou mais apaixonada por ti!
24 dezembro 2010
22 dezembro 2010
Cólicas
Ontem deitei-me por volta das 20:30h.
A Sara estava muito chorosa e queixosa... apercebi-me que eram cólicas... ela chorava aflitivamente e esperneava, isto repetia-se intervaladamente.
Não queria mama, não queria colo, não queria passeio, não queria abanos... senti-me impotente... pois notei que algo lhe doía.
A Eva nunca teve cólicas e eu não sabia que fazer.
Esteve assim cerca de 1:00h, por volta das 21:30 la aceitou maminha, coloquei-a na posição vertical, arrotou e fez um cóco... e ficou serena.
Mal abri a fraldinha e a julgar pela cor esverdeada do cocó (que normalmente é amarelinho) vi que sim, eram cólicas... mais triste fiquei, porque a culpa era toda minha.
Abusei a comer chocolates... tinha recebido uns chocolates e tinha comido o pacote inteiro. Fiquei tão mal comigo mesma.
Bom, mas depois disto, ela serenou e dormiu lindamente até as 6.00h e parecia que nao tinha sido nada com ela.
Coitada da minha menina, que mal lhe fiz eu!
19 dezembro 2010
Cocó no "Padico"
Pois... isto é digno de registo...
Hoje, Domingo dia 19 de Dezembro de 2010, a Eva fez pela primeira vez e de vontade um mega coco no penico.
Começou a chamar-me "mamã, cocó" e vinha a correr até mim, com a mão agarrar o rabinho... parecia mesmo que estava a evitar que saísse... la fomos até ao penico e fez... sozinha... e a pedido.
Aqui esta a diferença das outras vezes.. fez sozinha e a pedido.
É que ela ja tinha feito algumas vezes, mas nunca foi a pedido... estou feliz.
A Educadora. também já me tinha dito que na escola, ela ja tinha feito uma vez na sanita, mas segundo ela, terá sido sem a Eva dar conta... esta parte é a mais complicada num desfralde... muitos até têm medo.
Há 3 meses que andamos no desfralde e tem sido um processo tão lento... e acredito que ainda vai demorar mais uns quantos meses... mas eu já nao me importo... já nao ligo.
Ela que demore o tempo que precisar e que achar necessário.
Só de me lembrar que ja stressei tanto com isto.. mas agora percebo que não valeu a pena... é, e será no tempo dela.
Na escola ela e mais dois, são os únicos da sala com fralda... mas em contrapartida é a única sem chucha... enfim, há um tempo para tudo e para todos.
18 dezembro 2010
A festinha de Natal da Eva
Antes de mais alguma coisa... so posso dizer que foi linda... linda... linda...
Adorei mesmo.
Os meus parabéns à escolinha estava tudo lindo e demasiado perfeito.
A Eva adorou... e divertiu-se imenso...
Teve uma actuação, aliás duas... na primeira ficou com o papel estátua... ficou muito paradinha no lugar dela, so mexia os olhinhos... estava muito, muito envergonhada... tinha demasiados olhos nela...
Na segunda actuação já participou e fez os gestos da musica.
Fiquei muito triste por nao ter conseguido dar-lhe a atenção que ela merecia neste dia, mas o pai nao pode ir, e eu passei o tempo todo com a Sara ao colo, nao houve mesmo hipótese.
Ela la deve ter percebido que eu nao podia mimá-la e "fugiu" para o colinho da Ed. Carla... que bom que ela se sente bem com ela, e já a considera um porto de abrigo, fico muito feliz.
No fim da festa todos chamaram o Pai Natal que trouxe umas prendinhas... a Eva chegou-se logo à frente para receber, mas demorou algum tempo até que a vez dela chegasse e neste compasso de espera desesperou e começou a chorar... tadinha da minha menina, ela ouvia a chamarem os nomes dos amiguinhos... e via todos a receberem um presente e nunca mais chamavam pelo seu nome... ficou muito triste.
Eu percebi que ela so queria mesmo receber o presente... depois de o ter passou o tempo todo com ele na mão, nem o abriu... so o abriu já estávamos em casa e foi porque lhe disse para o fazer...
No fim da festa, eu esperei que a sala vazasse para podermos sair com calma, e ela apercebeu-se que todos iam embora e virou-se para mim, muito espantada e triste ao mesmo tempo "Mãe, tubou o Natal"... :)
Seguiu-se um lanchinho e convivio entre pais. A Ed. Elsa pegou um pouco na Sara para então poder dedicar alguma atenção à Eva e podermos petiscar algo...
Foi muito bom mesmo.
Fica aqui umas fotos, são poucas mas foi as unicas que tirei. Um ex-professora minha fez o favor de gravar a actuação da Sara e diz que depois me envia por mail. ;)
15 dezembro 2010
Dela (Eva)

Aponta para tudo e mais alguma coisa... inclusive, para aquilo cuja resposta já sabe... mas enfim!
Está o maximo!
Hoje é dia de tirar fotos na escola, vai la o Carlos Portugal fazer uma sessão com eles.
Tomou banhinho agora de manhã, vestiu a sua melhor roupa


E hoje como acordou especialmente bem disposta, tive direito a que ela aceitasse beber o leitinho aninhada no meu colo... foi tão delicioso poder relembrar os tempos de miminho na mama...

06 dezembro 2010
Da semana passada... e também do fim de semana.
Foram dias de pura loucura... mas já esta! Passaram e o balanço até é positivo.

A Eva portou-se bem... colaborou o que também me ajudou.
Houveram umas quantas birras pelo meio, mas nada que não se resolvesse.
O mais complicado foi mesmo estar a amamentar a Sara e ter de deixar a Eva livremente pela casa... claro que saía sempre asneira...

De manha acordava sempre mais cedo... dava mama à Sara (quando esta ja estava acordada) vestia a Eva, dava-lhe leite, pois nao havia tempo para o cerelac, enfiava a Sara no Ovo e la ia eu tentar deixar a Eva na escola.
A maioria das vezes ia ja depois das 9.00. Eu tentava ir antes, porque assim deixava-a no acolhimento e nao precisava de tirar a Sara do carro, é que estiveram uns dias bastante frios...
Quando isso não era possível, tinha de levar as duas, calçar umas botinhas azuis e ir deixar a Eva à sala.
Ao fim do dia por vezes a Sara ficava aqui com uma amiga e eu ia buscar a Eva... mas a maioria das vezes tive de a levar, primeiro porque tem estado imenso transito e demoro mais tempo que o previsto, e segundo, a Sara como mama de 2/2h não me dá muita margem para atrasos...

Na quinta-feira a Eva chegou de novo a casa com aftas... estamos a tratar, mas desta vez esta a ser mais difícil, hoje ainda tinha.

Ela esta muito queixosa, esta com diarreia e nao quer comer, o que se entendo eu também tive e é terrível comer e falar com a língua naquele estado.
Para a Eva foi difícil gerir as saudades... ela teve imensas saudades do pai... perguntou muito por ele... pediu para telefonar...
Noto que desde que a Sara nasceu ela se ligou muito mais ao pai. Esta sempre a pedir para ser ele a fazer quase tudo (banho, trocar fraldas, por na cama, vestir... enfim!). Acho que é normal, mas quando ele não esta torna-se mais complicado fazer estas tarefas com ela a chorar pelo pai.
Bom... e na nossa casa já é Natal... já fizemos a árvore há algum tempo... a Eva delira com ela... e quando as luzes estão apagadas... fica muito admirada a dizer "não há nataue..." (não há Natal...

Estraga-me as bolas todas...


Não podem haver presente debaixo da árvore que ela abre-os todos... quer todos para ela...

Outra novidade é o seu novo corte de cabelo. Teve de ser... já não tinha jeitinho nenhum...
Este fim de semana fomos ao shopping, ao cabeleireiro que ela conhece e fomos cortar os cabelinhos... e ela portou-se como uma senhora... ficou muito gira... escadeou, cortou as pontas e a franjinha... ficou girinha...

Veio de lá toda vaidosa...
Birras: faz algumas e tem sido complicado para mim gerir-las... Tem dias que não tenho paciência simplesmente, e reclamo com ela... tem outros que a ignoro e a coisa ate passa mais rápido... e tem outros que leva uma palmada e pronto.

No sábado não queria dormir a sesta... gritou, reclamou... chorou... inventou mil coisas... queria fazer xixi... dps queria fazer coco... dps queria ir ao Noddy... dps queria ir para a sala... dps queria ir à avo Lila (minha mãe)... dps queria a mãe... e se eu la ia, queria o pai... foi um filme... ate que eu sem paciência cedi... e fui buscá-la...
No domingo a mesma historia... percebi, como tinha cedido no dia anterior ela estava à espera que a fita pegasse... mas não cedi e ao fim de nem 10 minutos estava a dormir...


Noto que por vezes, o Zé ainda tem menos paciência que eu... fica muito stressado com as birras e reclamações dela... nao sei que fazer para lhe explicar que é normal numa criança com dois anos...
E assim vamos nós por cá...

02 dezembro 2010
Aftas...
.. voltaram... a tadinha da minha Eva esta de novo cheia delas...
Se bem que desta vez nao tem tantas...
Mas ja tratei de comprar novo myconstin e a ver se desta vez faço 4 dias dps de passar o tratamento para ver se fica mesmo bem tratado.
Vou tomar cautela para nao me contagiar de novo e evitar que toque na Sara.
Se bem que desta vez nao tem tantas...
Mas ja tratei de comprar novo myconstin e a ver se desta vez faço 4 dias dps de passar o tratamento para ver se fica mesmo bem tratado.
Vou tomar cautela para nao me contagiar de novo e evitar que toque na Sara.
29 novembro 2010
Sozinhas em casa...
.. é assim que estamos e vamos estar ate sexta-feira.
O pai foi para formação em Bilbao.
Vamos ver como corre a nossa semana a três.
A Eva esta tão engraçada. com novidades todos os dias.
A semana passada num dos dias que a vou buscar as educadoras dizem-me que ela anda um nadinha baralhada... ora entao é assim a moça anda numa fase que nao sabe bem se faz xixi em pé se sentada...
O que eu me ri quando elas me contaram. A miuda diz que chega à sanita levanta a tampa e espicha o rabinho para a frente e procura a dita ( que não tem)... que máximo...
Tadinha ela vê os meninos e pensa que pode fazer igual... mas as educadoras la lhe explicaram e a coisa nao se repetiu mais.
Tem feito quase sempre xixi ou na sanita ou no "padico" (leia.se penico).
Este fim de semana compramos cuecas fralda para a ajudar mais neste processo de transição, mas ainda vai demorar, pelo menos de noite, ela faz tanto xixi de noite... de manha tem a fralda super cheia e tem vezes que até transborda...
Continuamos com muitas birras e na fase da constante negação... é "não" para tudo... aliás agora nem é tanto o "não"... agora é mais "isso né paciso" (lei-se isso não é preciso) e até levanta o dedo indicador em jeito de negação... para afirmar que de facto aquilo não é preciso...
Eu tenho andado bem, pelo menos ha mais de uma semana que não tem havido gripes ou constipações, vamos ver por quanto tempo. Tenho de pensar em tomar algo que ajude a reforçar o meu sistema imunitário, ando muito sensível, muito frágil qualquer coisa e fico logo doente.
Na outra semana a Eva apanhou estomatite afetosa e eu por sua vez também apanhei, ela curou.a em 2 dias... e eu, como estou com as defesas muito em baixo levei mais de 8 dias...
foi terrível, comer, e falar com a língua cheia de aftas... heit!
O pai foi para formação em Bilbao.
Vamos ver como corre a nossa semana a três.
A Eva esta tão engraçada. com novidades todos os dias.
A semana passada num dos dias que a vou buscar as educadoras dizem-me que ela anda um nadinha baralhada... ora entao é assim a moça anda numa fase que nao sabe bem se faz xixi em pé se sentada...

O que eu me ri quando elas me contaram. A miuda diz que chega à sanita levanta a tampa e espicha o rabinho para a frente e procura a dita ( que não tem)... que máximo...

Tadinha ela vê os meninos e pensa que pode fazer igual... mas as educadoras la lhe explicaram e a coisa nao se repetiu mais.
Tem feito quase sempre xixi ou na sanita ou no "padico" (leia.se penico).
Este fim de semana compramos cuecas fralda para a ajudar mais neste processo de transição, mas ainda vai demorar, pelo menos de noite, ela faz tanto xixi de noite... de manha tem a fralda super cheia e tem vezes que até transborda...

Continuamos com muitas birras e na fase da constante negação... é "não" para tudo... aliás agora nem é tanto o "não"... agora é mais "isso né paciso" (lei-se isso não é preciso) e até levanta o dedo indicador em jeito de negação... para afirmar que de facto aquilo não é preciso...

Eu tenho andado bem, pelo menos ha mais de uma semana que não tem havido gripes ou constipações, vamos ver por quanto tempo. Tenho de pensar em tomar algo que ajude a reforçar o meu sistema imunitário, ando muito sensível, muito frágil qualquer coisa e fico logo doente.

Na outra semana a Eva apanhou estomatite afetosa e eu por sua vez também apanhei, ela curou.a em 2 dias... e eu, como estou com as defesas muito em baixo levei mais de 8 dias...

28 novembro 2010
Sorriso teu... Sara.
E foi hoje que o mundo começou a ver-te sorrir... e embora ainda com uns sorrisos tímidos, já ris para as nossas graçinhas... que amor.
Esta tão crescida minha pequena princesa.
A tua irmã esta sempre a dizer que a Sara é "tão pequeína"...
A nossa amiga M. enviou umas roupinhas tão giras para ti, minha querida. Vêm mesmo no momento certo, não tínhamos quase nada para o tamanho em que estas agora. A mamã ja arrumou aquelas primeiras roupas que já estavam pequenas... e estávamos numa fase em que so tinhas 3 vestes.
Um MUITO OBRIGADA amigas M. grande e M. pequenina.. infelizmente, estamos numa fase complicada, e a vossa ajudou foi muito importante.
E agora uma foto.
Esta tão crescida minha pequena princesa.
A tua irmã esta sempre a dizer que a Sara é "tão pequeína"...
A nossa amiga M. enviou umas roupinhas tão giras para ti, minha querida. Vêm mesmo no momento certo, não tínhamos quase nada para o tamanho em que estas agora. A mamã ja arrumou aquelas primeiras roupas que já estavam pequenas... e estávamos numa fase em que so tinhas 3 vestes.
Um MUITO OBRIGADA amigas M. grande e M. pequenina.. infelizmente, estamos numa fase complicada, e a vossa ajudou foi muito importante.
E agora uma foto.
26 novembro 2010
1 mes de ti... Sara
Um mes se passou... desde que chegaste a nossa casa minha pequena Princesa (=Sara).
És tão linda e ja nos conquistaste.
Tens um olhar atento.
Uns sorrisos maravilhosos, ainda que para a lua.
Uma pele tão clara.
Uns olhos tao azuis.
Tens um sono tao leve, como o de um gato.
Adoras colo... miminhos e atenção.
Mamas muito bem (de 2/2h).
Estas maior e mais pesada que a tua mana no mesmo tempo.
És muito stressada... detesta barulho, confusão e sobretudo gritos.
17 novembro 2010
Mae doente
Bem, eu também estou doente, ainda pensei que o "cocktail" de medicamentos que tinha tomado na estadia hospitalar me iam salvar este inverno, mas nem assim.
Passei a noite com febre.
Agora resta saber de onde ela veio... se da gripe ou de uma possivel mastite que esteja a fazer.
Tenho a mama esquerda muito lesionada, inflamada e dorida.
Fiz os cuidados com a meia com arroz, a bebe a mamar e tomei paracetamol para as dores e febre.
Para alem disto tudo doi-me o corpo todo a garganta e a cabeça...
Enfim... confesso que ando muito cansada de andar sempre, sempre doente... ja comentei com o zé que para o ano vou ponderar tomar a vacina da Gripe.
Ando extremamente sensível, e tantas gripes e constipações não são nada boas.
O Zé esta sempre a pedir, para me cuidar, para descansar mais, que se nao dormir também fico com o sistema imunitário em baixo, tem medo que eu possa desenvolver alguma pneumonia ou coisa pior. Ele preocupa-se imenso comigo.
É que eu ja nao sei como me cuidar mais... tenho imenso cuidado, nao me resguardo demais, nem de menos... ja nao sei mesmo que faça.
Passei a noite com febre.
Agora resta saber de onde ela veio... se da gripe ou de uma possivel mastite que esteja a fazer.
Tenho a mama esquerda muito lesionada, inflamada e dorida.
Fiz os cuidados com a meia com arroz, a bebe a mamar e tomei paracetamol para as dores e febre.
Para alem disto tudo doi-me o corpo todo a garganta e a cabeça...
Enfim... confesso que ando muito cansada de andar sempre, sempre doente... ja comentei com o zé que para o ano vou ponderar tomar a vacina da Gripe.
Ando extremamente sensível, e tantas gripes e constipações não são nada boas.
O Zé esta sempre a pedir, para me cuidar, para descansar mais, que se nao dormir também fico com o sistema imunitário em baixo, tem medo que eu possa desenvolver alguma pneumonia ou coisa pior. Ele preocupa-se imenso comigo.
É que eu ja nao sei como me cuidar mais... tenho imenso cuidado, nao me resguardo demais, nem de menos... ja nao sei mesmo que faça.
Eva doente...
Na segunda-feira chegou a Ed. Carla ligou-me por volta das 4:30 a avisar que a Eva tinha febre se eu a podia ir buscar e se ela lhe poderia dar algo.
O pai foi buscá-la que eu estava com a Sara a chorar, ainda tinha de dar mama e acabar de me vestir, pois tinha mesmo acabado de sair do banho.
Quando me chega a casa, vinha a queixar-se da boca, ao que eu disse que ela deveria ter a garganta inflamada da constipação.
Bom, ao jantar a menina recusou-se a comer... que lhe doí-a a boca... e eu pedi para ela a abrir para eu tentar ver.
Meu Deus, quando vejo a língua cheia de aftas
... pensei "tadinha da minha menina, pois claro que lhe doía a boca... então eu as vezes tenho 2/3 e ja me queixo imenso, imagino a boca cheia".
Liguei para a Saude 24, receitaram Myconstantin e para a tosse receitaram Oxolamina.
A Eva ao menos sofre tudo de uma vez... ontem chegou a casa a queixar-se das "olhelhas"... nao liguei muito... ela é muito queixosa...
Ate que o pai foi dar banho e la continuava com a mesma historia... ao jantar fizemos-lhe apalpação nas orelhitas e quando tocamos na direita, desata num pranto terrível.
Pronto disse ao ze para se vestir e ir com ela à urgência porque estava com otite, de certeza.
E assim foi.... levou-a ate de pijama e tudo.
Quando chegou a casa o rapaz veio a queixar-se, que era o único pai sozinho, e que ainda por cima levava a filha de pijama, e num pijama que ja lhe esta curto... nas mangas e nas pernas...
Disse que imagina o que devem ter pensado dele...
mas deu conta do recado, é o que importa. Ela portou.se lindamente na consulta e com o pai.
Foi-lhe diagnosticado uma otite... la veio com Amoxacilina para fazer durante 7 dias de 12/12h.
O pai foi buscá-la que eu estava com a Sara a chorar, ainda tinha de dar mama e acabar de me vestir, pois tinha mesmo acabado de sair do banho.
Quando me chega a casa, vinha a queixar-se da boca, ao que eu disse que ela deveria ter a garganta inflamada da constipação.
Bom, ao jantar a menina recusou-se a comer... que lhe doí-a a boca... e eu pedi para ela a abrir para eu tentar ver.
Meu Deus, quando vejo a língua cheia de aftas

Liguei para a Saude 24, receitaram Myconstantin e para a tosse receitaram Oxolamina.
A Eva ao menos sofre tudo de uma vez... ontem chegou a casa a queixar-se das "olhelhas"... nao liguei muito... ela é muito queixosa...
Ate que o pai foi dar banho e la continuava com a mesma historia... ao jantar fizemos-lhe apalpação nas orelhitas e quando tocamos na direita, desata num pranto terrível.

Pronto disse ao ze para se vestir e ir com ela à urgência porque estava com otite, de certeza.
E assim foi.... levou-a ate de pijama e tudo.
Quando chegou a casa o rapaz veio a queixar-se, que era o único pai sozinho, e que ainda por cima levava a filha de pijama, e num pijama que ja lhe esta curto... nas mangas e nas pernas...


Foi-lhe diagnosticado uma otite... la veio com Amoxacilina para fazer durante 7 dias de 12/12h.
16 novembro 2010
Consulta 1 mes da Sara
Peso 3720g (pesa tanto com 21 dias como a Eva com 1 mes e meio...
)
C 51,5 cm
PC 37 (cabeçuda tal e qual o pai e a irmã
)
De resto tudo bem.
Proteger muito bem, evitar estar em contacto com pessoas doentes porque à medica pareceu-lhe que ela tem um ligeiro ronco nos pulmões... enfim, não me admira, comigo doente qd ela nasceu, e agora mais uma vez, a mana tb doente, nâo é facil.
A mana nao deve tocar na Sara enquanto tiver a tal estomatite aftosa, porque é contagioso... isto também nao é uma tarefa fácil...
O LM esta muito bem e recomenda-se, desde sexta-feira, aumentou 140 g, por isso so tornamos a pesar la para Dezembro, se a mãe quiser, claro que eu nao quero, é uma grande chatice, isto do despe, pesa e veste...
A medica também me chamou a atenção para o facto de ela nos próximos meses poder vir a descer de percentil, devido ao facto de eu ter sido uma mae diabética na gestação, mas se isso acontecer já nao nos vamos preocupar, esta relacionado.
Receitou o Vigantol. A Prevenar e a Rotavirus, mas esta ultima, tal como na irmã, nao vamos dar.
A douctora ficou impressionada com a semelhança entre elas, ate me disse que lhe parecia estar a reviver dois anos antes, na opinião dela é igualzinha à Eva, e realmente comparando as fotos, elas sao de facto muito parecidas.
E pronto, nada mais a acrescentar...
Ah, a mãe deve repetir a analise da glicose dentro de 2 meses pós-parto.

C 51,5 cm
PC 37 (cabeçuda tal e qual o pai e a irmã

De resto tudo bem.
Proteger muito bem, evitar estar em contacto com pessoas doentes porque à medica pareceu-lhe que ela tem um ligeiro ronco nos pulmões... enfim, não me admira, comigo doente qd ela nasceu, e agora mais uma vez, a mana tb doente, nâo é facil.
A mana nao deve tocar na Sara enquanto tiver a tal estomatite aftosa, porque é contagioso... isto também nao é uma tarefa fácil...
O LM esta muito bem e recomenda-se, desde sexta-feira, aumentou 140 g, por isso so tornamos a pesar la para Dezembro, se a mãe quiser, claro que eu nao quero, é uma grande chatice, isto do despe, pesa e veste...
A medica também me chamou a atenção para o facto de ela nos próximos meses poder vir a descer de percentil, devido ao facto de eu ter sido uma mae diabética na gestação, mas se isso acontecer já nao nos vamos preocupar, esta relacionado.
Receitou o Vigantol. A Prevenar e a Rotavirus, mas esta ultima, tal como na irmã, nao vamos dar.
A douctora ficou impressionada com a semelhança entre elas, ate me disse que lhe parecia estar a reviver dois anos antes, na opinião dela é igualzinha à Eva, e realmente comparando as fotos, elas sao de facto muito parecidas.
E pronto, nada mais a acrescentar...
Ah, a mãe deve repetir a analise da glicose dentro de 2 meses pós-parto.
09 novembro 2010
2 semanas
De ti, pequena Sara...
O tempo voa e nem nos damos conta... ha 2 semanas por esta hora ja tinhas nascido.
Tens sido a delicia da tua mana... sempre que acorda pergunta logo pela Mana...
Ao fim da tarde quando chega da escolinha a primeira coisa que faz é perguntar pela "Saínha".
Tens te portado muito bem... mamas bem, se bem que és muito mais mamona que a Eva... dormes bem... um pouco mais coleira, mas não faz mal...
Te amamos pequena Sara.
O tempo voa e nem nos damos conta... ha 2 semanas por esta hora ja tinhas nascido.
Tens sido a delicia da tua mana... sempre que acorda pergunta logo pela Mana...
Ao fim da tarde quando chega da escolinha a primeira coisa que faz é perguntar pela "Saínha".
Tens te portado muito bem... mamas bem, se bem que és muito mais mamona que a Eva... dormes bem... um pouco mais coleira, mas não faz mal...
Te amamos pequena Sara.
07 novembro 2010
03 novembro 2010
[PARTO] Comigo foi assim...
Antes de escrever qualquer coisa tenho de fazer um agradecimento muito especial: ao meu marido... pelas filhas lindas que me deu, por todo o apoio, toda atenção, carinho e presença nestes dias cujas horas pareciam infindáveis. Sentir-te a meu lado foi sem duvida muito mais fácil suportar cada momento, cada dor que poderei ter sentido, posso dizer que eu nao estive sozinha e passamos por isto JUNTOS... TE AMO!
Na segunda-feira passada (25/10), ao fim da tarde, após ir buscar a Eva à escolinha chego a casa sento-me junto ao PC e comecei a sentir-me molhada... pensei " estou a perder agua"... fui ao wc... e as cuecas estavam todas molhadas... troquei e voltei para o lugar onde estava.
Nisto sinto nova golada de agua a sair de mim. Novamente WC e aí algo me diz é hoje, o tempo cumpriu-se e eu vou conhecer a minha Sara. Torno a trocar de cuecas, e liguei ao Zé avisando-o da situação para que viesse para casa.
Comecei a pensar no que fazer em relação à Eva, pedi a uma amiga para a levar aos meus pais, ao que ela acedeu com rapidez, fiz-lhe uma malinha com roupa, entretanto o zé e a minha amiga chegam, visto-me, preparo a Eva e saímos todos, ambos com destinos diferentes. Eu ia ansiosa, mas descansada. Quanto à Eva sabia que ia ficar bem, quanto à Sara, sabia que pouco tempo nos separava, embora ainda um cordão nos unisse.
No caminho para o hospital comentava com o ze a observação que a senhora da frutaria tinha feito, quando la tinha ido durante a tarde... ela disse-me que seria hoje, que após carregar aqueles sacos pesados de fruta para casa que o saco romperia e o bebe iria nascer ainda hoje... e rimo-nos, claro... mal sabia a senhora, que seria mesmo!
Às 39 semanas e 0 dias do dia 25 de Outubro, pelas 18:30 dou entrada no Hospital Distrital de Leiria com perda de liquido amniótico.
Após observação medica foi-me decretado o meu internamento, mas não estava em trabalho de parto, apenas bolsa rota.
E aqui começa a viagem que me levará até à minha filha Sara... sim, chamo viagem, porque agora olho para trás e tudo já passou... e passou rápido... embora eu no preciso momento em que vivia cada hora achasse que essa era interminável.
Depois de observada, mandaram-me sentar numa cadeirinha de rodas e mandaram chamar o marido para se despedir de mim, ia ficar e como nao estava em trabalho de parto ele nao podia ficar... aqui começou o meu stress... sozinha é que eu nao queria ficar... comecei a pensar "e se o trabalho começa e nao o deixam entrar?" " e se me deixam sozinha a noite toda com dores e nao me ligam nenhuma?" "e se... e se..." começei a fazer pressão e a pedir para o deixarem ficar, ao menos para fazer companhia, que nao queria passar por aquilo sozinha, enfim!
Conclusão foi jantar e voltaria mais tarde.
Entretanto com a pressa tinha esquecido de mandar à Eva o biberon e pedi ao Zé para o ir levar... já chegou perto de mim por volta das 22h.
Conversamos ainda um pedaço, ele esteve a observar a cama e os equipamentos novos e entretanto comecei a sentir contracções logo de 3 em 3 minutos e já a doer qualquer coisita.
Por volta das onze horas houve mudança de turno e aí conheci as duas parteiras que me iam seguir. A senhora que ficou comigo, era muito meiguinha, muito simpática e transmitia uma calma enorme. Acompanhou-me ate cerca das 3h. Depois foi a outra que em conversa entre elas ouvi comentar, que dado o meu estado delicado iria ser ela a seguir-me e nao a que ja estava comigo.
Falaram comigo, perguntaram-me quem me acompanhou a gravidez e eu com algum receio de ser menos bem atendida por isto, comentei com elas que estava bastante desgostosa com o meu GO, devido ao que ele me tinha feito nessa mesma manha durante o ctg. Ambas riram ao ouvirem o meu desabafo e disseram que nao era de estranhar, afinal ele fora do consultório é assim para todas as mulheres... enfim!
Entretanto também tinha vindo uma das medicas de serviço fazer-me o questionário de internamento e deu-me também o documento para assinar caso pretendesse epidural, como ainda estava na duvida, esse nao assinei e fiquei com ele para mais tarde.
Todos saíram e eu fiquei sozinha com o meu marido ate perto da 1h, a sentir as contracções que por esta altura ja eram de minuto a minuto...e a somar ainda estava muito gripada, tinha imensa tosse e expectoração. Passei o tempo todo a tossir. Nao estava a ser fácil e ja pedia a epidural...
A parteiro veio, observou-me e o meu trabalho estava a decorrer, mas muito lentamente, como ja tinha evoluído um pedaço e o colo ja estava diferente, chamaram o anestesista... que para mim, parece que demorou horas a chegar.
Mandaram sair o marido, o anestesista administrou a reiki e depois a epidural e as dores foram, disse ao senhor que todas lhe deveriam chamar "Santo"... pois tirava as dores às mulheres, e ainda nos rimos.
Todos saíram e tornamos a ficar sozinhos... até por volta das 3h. Aqui já estava com 4 cm de dilatação, trabalho a decorrer normalmente, mas lentamente. Como havia cesariana previa, nada se podia fazer, nem eu queria, eu queria tudo o mais natural possível, tinha frisado bem isto no inicio do processo.
Por esta altura comecei a sentir tremores e arrepios, percebi que a febre estava a subir e de facto estava.
Deram-me paracetamol endovenoso... e nada da febre ceder... colocaram antibiótico... e depois mais outro antibiótico... e por volta das 5h, nova observação o meu colo estava a engrossar (estranho!) e neste espaço de tempo senti que as minhas contracções que eram tão ritmadas simplesmente abrandaram. A febre essa mantinha-se. e aqui deram-me um supositório (que cara estranha que eu fiz... lololol)
Por volta das 6h, veio a parteira de novo e fez-se acompanhar por uma medica que me quis observar e disse que o meu trabalho estava meio parado, e ia receitar oxitocina para ajudar.
Mal ouvi esta palavra fiquei logo em pânico, depois da ultima experiência, isto, é que eu não queria mesmo tomar. Eu perguntei se mesmo com cesariana previa não havia problemas, ela diz que não, porque ja tinha sido à dois anos e tal e o corpo ja podia receber pelo menos uma quantidade pequenina, que ia só ajudar. Mas eu nao queria... mesmo assim eu nao queria, preferia esperar, afinal tinha tempo.
Quando a parteira voltou perguntei se ia levar entao a tal hormona ao que ela respondeu que não, que tinha conversado com a medica e lhe tinha feito perceber que dado o meu estado nao era o melhor. Aqui ela diz que vou para cesariana quase de certeza, para me preparar. Eu encontrava-me muito fragilizada devido à gripe, ainda com febre e com medo de uma complicação respiratoria (dado o meu historial) o melhor seria a cirurgia.
Compreendi que era o melhor e desejei que o tempo passa-se e a fizessem rápido, queria sair dali.
Por volta das 8h a medica chega e a cesariana vai mesmo avançar, começam a preparar-me e lá vou eu conhecer a Sara, nao da forma que desejava, mas enfim.
A operação foi rapida, mal vi o meu bebe, que depois de nascer foi ao colinho do papá e depois para uma salinha à parte e eu fui para o recobro.
Sei que me colocaram uma mantinha aquecida por cima e senti-me nas nuvens... doia-me o corpo da febre e da tosse, estava cansada e saturada do TP.
A Sara esteve na luzinha enquanto eu recuperava e deram-lhe Glicose para a manter ate eu estar em condições de a amamentar.
Vim do recobro com duas seringas (Morfina+Epidural - que me foram administradas ao longo desse dia) para ajudar a suportar o pós operatório, dado eu estar com muita tosse, e digo-vos que tosse e pontos na barriga é dose... Nem voz eu tinha... estava completamente afónica.
Dou a maminha à Sara, que estava esfomeada... e seguimos para a obstetrícia... ainda com febre recebo novo antibiótico e mais paracetamol endovenoso...
As 20h fiz o levanto, e daqui foi recuperar... parece-me que desta vez recuperei melhor da cesariana do que quando foi da Eva... o zé diz que deve-se muito a todos os medicamentos que tomei, mas nao sei, talvez tenha sido!
Continuo com febre ate quinta-feira, nesta fase ja descia com o paracetamol, mas sempre que o efeito passava ela voltava... A partir daqui a febre baixou e passou a andar entre os 37º e 38º. Sábado ainda tive 37º, ao que a medica respondeu que assim nao sabia se ia ter alta no dia seguinte... mas veríamos.
Ainda tomei antibiotico endovenoso ate as 7:30 de sábado (minha ultima pica). Desta vez mudaram-me o cateter 4 vezes, e fiquei com as veias todas saturadas... :S uma delas ate fez flabite (acho que é assim que se diz).
Havia uma enfermeira que era um pouco mázita... numa das vezes que me deu o antibiotico eu estava a dar mama e tinha o cateter nesse braço onde suportava a bebe, e ela deu o medicamento assim mesmo, nem me deixou parar de amamentar, e ainda me responde "nao doi nada pois, não?" depois olha para a veia e diz "ah, esta um pouco saturada realmente, já nao deve aguentar muito mais... " e eu com vontade de lhe pregar um estalo...
Houve outra que se lembrou de me ir tirar sangue as 7:30 da manha, e eu estava a dormir quando ela chegou... a senhora colocou a bandeja aos pés da cama e nisto passou-me a mao pela perna para eu acordar... eu tinha as penas encolhidas e ao acordar estiquei-as... e pimbas la se foi a bandeja... a enfermeira ficou com um ar tao zangado... so sei que me deixou uma mazela no braço e nao conseguiu tirar o sangue todo que precisava, as 9h veio uma colega para fazer mais uma colheita que o outro sangue nao chegou... só a mim...
Domingo la me deixaram sair... com a recomendação de vigiar a febre e antibiótico oral mais 3 dias... Estava ansiosa por sair e estar com a minha família.
Desta vez as coisas nao correram como desejava com muita pena, fui surpreendida por uma febre (estranha) que se fosse da gripe cederia a medicamentos... mas o certo é que estamos todos bem e já em casa.
Tudo passou. Se for ao terceiro bebe, tenho de reunir muita coragem, esta maratona foi dura de se fazer.
Na segunda-feira passada (25/10), ao fim da tarde, após ir buscar a Eva à escolinha chego a casa sento-me junto ao PC e comecei a sentir-me molhada... pensei " estou a perder agua"... fui ao wc... e as cuecas estavam todas molhadas... troquei e voltei para o lugar onde estava.
Nisto sinto nova golada de agua a sair de mim. Novamente WC e aí algo me diz é hoje, o tempo cumpriu-se e eu vou conhecer a minha Sara. Torno a trocar de cuecas, e liguei ao Zé avisando-o da situação para que viesse para casa.
Comecei a pensar no que fazer em relação à Eva, pedi a uma amiga para a levar aos meus pais, ao que ela acedeu com rapidez, fiz-lhe uma malinha com roupa, entretanto o zé e a minha amiga chegam, visto-me, preparo a Eva e saímos todos, ambos com destinos diferentes. Eu ia ansiosa, mas descansada. Quanto à Eva sabia que ia ficar bem, quanto à Sara, sabia que pouco tempo nos separava, embora ainda um cordão nos unisse.
No caminho para o hospital comentava com o ze a observação que a senhora da frutaria tinha feito, quando la tinha ido durante a tarde... ela disse-me que seria hoje, que após carregar aqueles sacos pesados de fruta para casa que o saco romperia e o bebe iria nascer ainda hoje... e rimo-nos, claro... mal sabia a senhora, que seria mesmo!
Às 39 semanas e 0 dias do dia 25 de Outubro, pelas 18:30 dou entrada no Hospital Distrital de Leiria com perda de liquido amniótico.
Após observação medica foi-me decretado o meu internamento, mas não estava em trabalho de parto, apenas bolsa rota.
E aqui começa a viagem que me levará até à minha filha Sara... sim, chamo viagem, porque agora olho para trás e tudo já passou... e passou rápido... embora eu no preciso momento em que vivia cada hora achasse que essa era interminável.
Depois de observada, mandaram-me sentar numa cadeirinha de rodas e mandaram chamar o marido para se despedir de mim, ia ficar e como nao estava em trabalho de parto ele nao podia ficar... aqui começou o meu stress... sozinha é que eu nao queria ficar... comecei a pensar "e se o trabalho começa e nao o deixam entrar?" " e se me deixam sozinha a noite toda com dores e nao me ligam nenhuma?" "e se... e se..." começei a fazer pressão e a pedir para o deixarem ficar, ao menos para fazer companhia, que nao queria passar por aquilo sozinha, enfim!
Conclusão foi jantar e voltaria mais tarde.
Entretanto com a pressa tinha esquecido de mandar à Eva o biberon e pedi ao Zé para o ir levar... já chegou perto de mim por volta das 22h.
Conversamos ainda um pedaço, ele esteve a observar a cama e os equipamentos novos e entretanto comecei a sentir contracções logo de 3 em 3 minutos e já a doer qualquer coisita.
Por volta das onze horas houve mudança de turno e aí conheci as duas parteiras que me iam seguir. A senhora que ficou comigo, era muito meiguinha, muito simpática e transmitia uma calma enorme. Acompanhou-me ate cerca das 3h. Depois foi a outra que em conversa entre elas ouvi comentar, que dado o meu estado delicado iria ser ela a seguir-me e nao a que ja estava comigo.
Falaram comigo, perguntaram-me quem me acompanhou a gravidez e eu com algum receio de ser menos bem atendida por isto, comentei com elas que estava bastante desgostosa com o meu GO, devido ao que ele me tinha feito nessa mesma manha durante o ctg. Ambas riram ao ouvirem o meu desabafo e disseram que nao era de estranhar, afinal ele fora do consultório é assim para todas as mulheres... enfim!
Entretanto também tinha vindo uma das medicas de serviço fazer-me o questionário de internamento e deu-me também o documento para assinar caso pretendesse epidural, como ainda estava na duvida, esse nao assinei e fiquei com ele para mais tarde.
Todos saíram e eu fiquei sozinha com o meu marido ate perto da 1h, a sentir as contracções que por esta altura ja eram de minuto a minuto...e a somar ainda estava muito gripada, tinha imensa tosse e expectoração. Passei o tempo todo a tossir. Nao estava a ser fácil e ja pedia a epidural...
A parteiro veio, observou-me e o meu trabalho estava a decorrer, mas muito lentamente, como ja tinha evoluído um pedaço e o colo ja estava diferente, chamaram o anestesista... que para mim, parece que demorou horas a chegar.
Mandaram sair o marido, o anestesista administrou a reiki e depois a epidural e as dores foram, disse ao senhor que todas lhe deveriam chamar "Santo"... pois tirava as dores às mulheres, e ainda nos rimos.
Todos saíram e tornamos a ficar sozinhos... até por volta das 3h. Aqui já estava com 4 cm de dilatação, trabalho a decorrer normalmente, mas lentamente. Como havia cesariana previa, nada se podia fazer, nem eu queria, eu queria tudo o mais natural possível, tinha frisado bem isto no inicio do processo.
Por esta altura comecei a sentir tremores e arrepios, percebi que a febre estava a subir e de facto estava.
Deram-me paracetamol endovenoso... e nada da febre ceder... colocaram antibiótico... e depois mais outro antibiótico... e por volta das 5h, nova observação o meu colo estava a engrossar (estranho!) e neste espaço de tempo senti que as minhas contracções que eram tão ritmadas simplesmente abrandaram. A febre essa mantinha-se. e aqui deram-me um supositório (que cara estranha que eu fiz... lololol)
Por volta das 6h, veio a parteira de novo e fez-se acompanhar por uma medica que me quis observar e disse que o meu trabalho estava meio parado, e ia receitar oxitocina para ajudar.
Mal ouvi esta palavra fiquei logo em pânico, depois da ultima experiência, isto, é que eu não queria mesmo tomar. Eu perguntei se mesmo com cesariana previa não havia problemas, ela diz que não, porque ja tinha sido à dois anos e tal e o corpo ja podia receber pelo menos uma quantidade pequenina, que ia só ajudar. Mas eu nao queria... mesmo assim eu nao queria, preferia esperar, afinal tinha tempo.
Quando a parteira voltou perguntei se ia levar entao a tal hormona ao que ela respondeu que não, que tinha conversado com a medica e lhe tinha feito perceber que dado o meu estado nao era o melhor. Aqui ela diz que vou para cesariana quase de certeza, para me preparar. Eu encontrava-me muito fragilizada devido à gripe, ainda com febre e com medo de uma complicação respiratoria (dado o meu historial) o melhor seria a cirurgia.
Compreendi que era o melhor e desejei que o tempo passa-se e a fizessem rápido, queria sair dali.
Por volta das 8h a medica chega e a cesariana vai mesmo avançar, começam a preparar-me e lá vou eu conhecer a Sara, nao da forma que desejava, mas enfim.
A operação foi rapida, mal vi o meu bebe, que depois de nascer foi ao colinho do papá e depois para uma salinha à parte e eu fui para o recobro.
Sei que me colocaram uma mantinha aquecida por cima e senti-me nas nuvens... doia-me o corpo da febre e da tosse, estava cansada e saturada do TP.
A Sara esteve na luzinha enquanto eu recuperava e deram-lhe Glicose para a manter ate eu estar em condições de a amamentar.
Vim do recobro com duas seringas (Morfina+Epidural - que me foram administradas ao longo desse dia) para ajudar a suportar o pós operatório, dado eu estar com muita tosse, e digo-vos que tosse e pontos na barriga é dose... Nem voz eu tinha... estava completamente afónica.
Dou a maminha à Sara, que estava esfomeada... e seguimos para a obstetrícia... ainda com febre recebo novo antibiótico e mais paracetamol endovenoso...
As 20h fiz o levanto, e daqui foi recuperar... parece-me que desta vez recuperei melhor da cesariana do que quando foi da Eva... o zé diz que deve-se muito a todos os medicamentos que tomei, mas nao sei, talvez tenha sido!
Continuo com febre ate quinta-feira, nesta fase ja descia com o paracetamol, mas sempre que o efeito passava ela voltava... A partir daqui a febre baixou e passou a andar entre os 37º e 38º. Sábado ainda tive 37º, ao que a medica respondeu que assim nao sabia se ia ter alta no dia seguinte... mas veríamos.
Ainda tomei antibiotico endovenoso ate as 7:30 de sábado (minha ultima pica). Desta vez mudaram-me o cateter 4 vezes, e fiquei com as veias todas saturadas... :S uma delas ate fez flabite (acho que é assim que se diz).
Havia uma enfermeira que era um pouco mázita... numa das vezes que me deu o antibiotico eu estava a dar mama e tinha o cateter nesse braço onde suportava a bebe, e ela deu o medicamento assim mesmo, nem me deixou parar de amamentar, e ainda me responde "nao doi nada pois, não?" depois olha para a veia e diz "ah, esta um pouco saturada realmente, já nao deve aguentar muito mais... " e eu com vontade de lhe pregar um estalo...
Houve outra que se lembrou de me ir tirar sangue as 7:30 da manha, e eu estava a dormir quando ela chegou... a senhora colocou a bandeja aos pés da cama e nisto passou-me a mao pela perna para eu acordar... eu tinha as penas encolhidas e ao acordar estiquei-as... e pimbas la se foi a bandeja... a enfermeira ficou com um ar tao zangado... so sei que me deixou uma mazela no braço e nao conseguiu tirar o sangue todo que precisava, as 9h veio uma colega para fazer mais uma colheita que o outro sangue nao chegou... só a mim...
Domingo la me deixaram sair... com a recomendação de vigiar a febre e antibiótico oral mais 3 dias... Estava ansiosa por sair e estar com a minha família.
Desta vez as coisas nao correram como desejava com muita pena, fui surpreendida por uma febre (estranha) que se fosse da gripe cederia a medicamentos... mas o certo é que estamos todos bem e já em casa.
Tudo passou. Se for ao terceiro bebe, tenho de reunir muita coragem, esta maratona foi dura de se fazer.
Da Eva...
A Eva tem se integrado muito bem na escolinha. Ja noto muitos desenvolvimentos desde que foi para la.
Calça-se sozinha, agora faz sempre as refeições sozinha... esta mais disciplinada na hora de dormir... ja pede para ir à sanita... fala imensas palavras novas... estou muito feliz por ver estas novidades todas e saber que ela esta bem e a aprender.
Tem um amiguinho de quem fala imenso... o Tomás... incrível... como ela ja se ligou a alguém em tao pouco tempo....
Em relação à irmã, para já esta a reagir bem... vamos ver quando ela perceber que a irmã veio para ficar, como será nessa altura.
Brinca com ela... dá "estinhas" (festinhas) na cabeça... adora ver a mae a dar "itinho da mamã ao bebe"
, ajuda a mudar a fralda... mas de vez em quando é bruta e magoa... sei que nao é por mal... mas assusta-me.
Canta imenso... acorda a cantar e adormece a cantar...que engraçada que está... as musicas preferidas sao o balão do joão e os parabéns.
Calça-se sozinha, agora faz sempre as refeições sozinha... esta mais disciplinada na hora de dormir... ja pede para ir à sanita... fala imensas palavras novas... estou muito feliz por ver estas novidades todas e saber que ela esta bem e a aprender.
Tem um amiguinho de quem fala imenso... o Tomás... incrível... como ela ja se ligou a alguém em tao pouco tempo....

Em relação à irmã, para já esta a reagir bem... vamos ver quando ela perceber que a irmã veio para ficar, como será nessa altura.
Brinca com ela... dá "estinhas" (festinhas) na cabeça... adora ver a mae a dar "itinho da mamã ao bebe"


Canta imenso... acorda a cantar e adormece a cantar...que engraçada que está... as musicas preferidas sao o balão do joão e os parabéns.
Da Sarinha...
Bem esta bebe deu-me uma primeira noite terrível... chorou imenso, so queria era estar a mamar... feriu-me os mamilos, estão numa lástima desde essa noite. E eu que vi a minha vida andar para trás nesta noite... já nao dormia ha mais de 24 horas e ela so chorava... o que valeu foi que uma enfermeira tratou dela um pedaço a meio da noite e aí eu pude dormir e repor energias... se não, acho que adormecia com ela ao colo...
Mas foi só esta noite, desde aí que tem se portado lindamente, come e dorme, em tudo igual à mana... nao chora para comer (ou sou eu que nao espero que chore...
aos primeiros sinais de fome dou logo maminha).
Apenas perdeu 70 g na maternidade, o meu leite subiu (como da outra vez) ao 3º dia e a partir daí como se satisfaz melhor, chega a fazer intervalos de 4 horas... mas aqui tb nao tem sido sempre, porque nao aguento as mamocas de tão cheias e tento acordá-la mais cedo, mas algumas vezes sem sucesso, porque a pequena embirra que nao tem fome e nao pega...
Desta vez nao estou a usar a bomba para aliviar as mamocas, no domingo quando cheguei a casa, fui ao you tube (sim, porque aqui aprende-se de tudo...
) e aprendi a fazer expressão manual para extracção do leite e assim me tenho safado... mais uns dias e a produção ja começa a regularizar, espero eu! É que isto de ter duas pedras em vez de mamas, pesa...
Quanto a mim, ainda muito cansada, mas aos poucos as energias vão sendo repotas, tenho a ajuda do meu marido que está de licença e eu vou aproveitando para relaxar e deixar para ele algumas tarefas mais cansativas.
A cicatriz esta linda, desta vez, fui agrafada... e não colada, como da outra. Ja retirei os agrafos, correu bem e não doeu, agora é esperar que sare bem.
O peso, já la vao 10 kg, ainda faltam uns tantos...
mas nao me vou maçar muito com isso, que da outra vez perdi-os muito bem.
A barriga noto que esta volumosa, mas com o tempo vai ao sitio, acho é que não é tão grande como quando foi do pós parto da Eva.... se calhar é impressão minha.
O marido esse esta feliz, diz que as filhas saem todas a ele...sao lindas!
Mas foi só esta noite, desde aí que tem se portado lindamente, come e dorme, em tudo igual à mana... nao chora para comer (ou sou eu que nao espero que chore...

Apenas perdeu 70 g na maternidade, o meu leite subiu (como da outra vez) ao 3º dia e a partir daí como se satisfaz melhor, chega a fazer intervalos de 4 horas... mas aqui tb nao tem sido sempre, porque nao aguento as mamocas de tão cheias e tento acordá-la mais cedo, mas algumas vezes sem sucesso, porque a pequena embirra que nao tem fome e nao pega...

Desta vez nao estou a usar a bomba para aliviar as mamocas, no domingo quando cheguei a casa, fui ao you tube (sim, porque aqui aprende-se de tudo...


Quanto a mim, ainda muito cansada, mas aos poucos as energias vão sendo repotas, tenho a ajuda do meu marido que está de licença e eu vou aproveitando para relaxar e deixar para ele algumas tarefas mais cansativas.
A cicatriz esta linda, desta vez, fui agrafada... e não colada, como da outra. Ja retirei os agrafos, correu bem e não doeu, agora é esperar que sare bem.
O peso, já la vao 10 kg, ainda faltam uns tantos...

A barriga noto que esta volumosa, mas com o tempo vai ao sitio, acho é que não é tão grande como quando foi do pós parto da Eva.... se calhar é impressão minha.
O marido esse esta feliz, diz que as filhas saem todas a ele...sao lindas!

Subscrever:
Mensagens (Atom)